Dicas de fontes confiáveis de pesquisa para trabalhos acadêmicos

Avatar

Estudar nos dias atuais é muito mais fácil, em se tratando de acesso à informação, do que antigamente. Porém, com a facilidade veio também a dúvida sobre fontes confiáveis.

Os trabalhos acadêmicos requerem informações advindas de fontes confiáveis de pesquisas e diante de um grande e vasto mar de opções, como a internet, é difícil, na maior parte das vezes, ter certeza.

Por isso resolvemos trazer neste artigo algumas fontes confiáveis de pesquisa para facilitar a vida dos estudantes. Já favorite essas indicações e, com isso, certamente o tempo dedicado à pesquisa será otimizado e a qualidade da pesquisa e dos trabalhos tende a ser melhor.

lista-de-fontes-confiaveis

Vamos a lista

Scielo

É uma biblioteca eletrônica científica online.

Na página inicial do site, a pesquisa pode ser realizada por uma ou mais palavras em todos os índices ou é possível refinar por: ano, autor, financiador, periódico, resumo ou título.

A pesquisa também pode ser feita pelos periódicos em uma outra área, ainda na página inicial, dividida por busca alfabética ou temática.

Ainda na página inicial, existem algumas sugestões de releases e artigos.

Importante ressaltar que existe o suporte do CNPq, além da revisão de mestres e doutores das informações veiculadas.

BDTD

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações, produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

Na página inicial também é possível realizar a pesquisa por palavras ou refinar por: título, autor e assunto.

Google Acadêmico

A forma de pesquisa é a mesma do Google “normal”, porém permite pesquisas de literatura acadêmica. Possui uma extensa variedade de formatos de publicação.

Portal de Periódicos da Capes

“Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor.

Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.”

Clicando em Acervo, na página principal, você pode escolher entre: buscar assunto, lista de bases, lista de livros e lista de periódicos. Ao escolher o tipo de busca, será direcionado a uma nova aba de pesquisas.

“O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do país…”

Agora que você já tem as fontes confiáveis, a pergunta importante é se sabe fazer um bom trabalho acadêmico.

Dicas de como fazer um bom trabalho acadêmico

Fazer um bom trabalho acadêmico é muito importante para o sucesso na vida acadêmica. Seja um ensaio, uma monografia, um relatório de pesquisa ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico, a qualidade e a profundidade da pesquisa, a organização do conteúdo e a clareza da escrita desempenham um papel fundamental na avaliação do trabalho. 

Separamos algumas dicas para ajudar na produção de um trabalho acadêmico de alta qualidade:

  • Escolha um assunto relevante e interessante

O primeiro passo para um bom trabalho acadêmico é a escolha de um tema que seja relevante e que desperte o interesse de quem está fazendo e de quem irá ler. Caso o tema já esteja pré-estabelecido, o ideal é buscar um enfoque que seja interessante. 

  • Faça uma pesquisa abrangente

Uma pesquisa aprofundada é a base de qualquer trabalho acadêmico de qualidade. Utilize fontes confiáveis (como as já citadas. Cite todas as fontes adequadamente e de acordo com o estilo de citação exigido pela instituição ou professor.

  • Organize as ideias

Antes de começar a escrever, organize as ideias em um esquema ou estrutura . Isso ajuda a garantir que o trabalho tenha uma sequência lógica e coerente. Comece com uma introdução clara que apresente o tema, siga com o desenvolvimento dos argumentos e conclua recapitulando os principais pontos.

  • Mantenha um estilo claro e conciso

Evite usar uma  linguagem excessivamente complexa e jargões desnecessários. Escreva de forma clara e concisa, explicando conceitos complexos de maneira acessível. Lembre que o público-alvo pode não ser especialista no assunto, e a clareza é essencial para a compreensão. Caso seja um trabalho direcionado a um público especialista e que pede uma linguagem mais complexa, é preciso ficar atento para que ao final ele seja compreensível.

  • Revise e edite

Após concluir a escrita, reserve tempo para revisar e editar cuidadosamente. Procure por erros gramaticais, ortográficos e de digitação. Verifique se as citações estão formatadas corretamente e se o estilo de escrita está consistente. Buscar ajuda de terceiros pode ser um bom caminho nesse momento.

  • Evite o plágio

O plágio é uma violação séria da ética acadêmica. Certifique-se de citar todas as fontes corretamente e evite copiar trechos de textos sem dar o devido crédito ao autor original

  • Peça feedback

Antes de finalizar o trabalho, peça a opinião de colegas, amigos ou professores. O feedback de outras pessoas pode fornecer insights valiosos e identificar áreas que precisam de melhorias.

  • Formate de acordo com as diretrizes

Siga as diretrizes de formatação específicas fornecidas pela instituição ou professor. Isso inclui margens, espaçamento, estilo de citação, tamanho da fonte e qualquer outro requisito que seja pedido . Ignorar as diretrizes pode afetar negativamente na avaliação do trabalho.

  • Cumpra prazos

Não subestime a importância de cumprir os prazos. A procrastinação pode prejudicar a qualidade do seu trabalho e causar estresse desnecessário. Planeje o tempo adequadamente e siga um cronograma para garantir que fará a entrega no prazo.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma outra indicação de fontes confiáveis de pesquisas que ajudariam outros estudantes? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog.