Graduação Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres

fontes confiáveis

Estudar nos dias atuais é muito mais fácil, em se tratando de acesso à informação, do que antigamente. Porém, com a facilidade veio também a dúvida sobre fontes confiáveis.

Os trabalhos acadêmicos requerem informações advindas de fontes confiáveis de pesquisas e diante de um grande e vasto mar de opções, como a internet, é difícil, na maior parte das vezes, ter certeza.

Por isso resolvemos trazer neste artigo algumas fontes confiáveis de pesquisa para facilitar a vida dos estudantes. Já favorite essas indicações e, com isso, certamente o tempo dedicado à pesquisa será otimizado e a qualidade da pesquisa e dos trabalhos tende a ser melhor.

Vamos lá!

Scielo

É uma biblioteca eletrônica científica online.

Na página inicial do site, a pesquisa pode ser realizada por uma ou mais palavras em todos os índices ou é possível refinar por: ano, autor, financiador, periódico, resumo ou título.

A pesquisa também pode ser feita pelos periódicos em uma outra área, ainda na página inicial, dividida por busca alfabética ou temática.

Ainda na página inicial, existem algumas sugestões de releases e artigos.

Importante ressaltar que existe o suporte do CNPq, além da revisão de mestres e doutores das informações veiculadas.

BDTD

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações, produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

Na página inicial também é possível realizar a pesquisa por palavras ou refinar por: título, autor e assunto.

Google Acadêmico

A forma de pesquisa é a mesma do Google “normal”, porém permite pesquisas de literatura acadêmica. Possui uma extensa variedade de formatos de publicação.

Portal de Periódicos da Capes

“Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor.

Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.”

Clicando em Acervo, na página principal, você pode escolher entre: buscar assunto, lista de bases, lista de livros e lista de periódicos. Ao escolher o tipo de busca, será direcionado a uma nova aba de pesquisas.

“O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do país…”

fontes-confiaveis
Gostou das nossas dicas? Tem alguma outra indicação de fontes confiáveis de pesquisas que ajudariam outros estudantes? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog.

última atualização em: 4 de maio de 2022