Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


dicas-de-como-fazer-uma-boa-transicao-de-carreira

Realizar uma transição de carreira tem se tornado bastante comum, porém para muitos não é tão simples como se pode pensar.

Mais de um motivo levam um profissional a realizar uma transição de carreira, mas normalmente as motivações são pessoais ou externas.

Dentre as pessoais, podemos ver as mais diversas motivações, porém a maioria delas tem relação com insatisfações internas que fazem o profissional buscar a mudança.

As externas costumam estar relacionadas às demissões ou a terceiros, como mudança de cidade devido ao trabalho do cônjuge, ou outros.

Importante entender que quando a transição de carreira é motivada pelas necessidades pessoais, ela costuma ser feita de uma forma mais organizada; já pelos fatores externos, depende muito do motivo.

Porém, independente da motivação, a transição de carreira traz muitas dúvidas e incertezas e com isso, algumas dicas podem ser dadas para fazer com que o processo seja feito da melhor forma.

Como fazer uma transição de carreira da melhor forma?

Entender que é possível realizar uma transição de carreira em qualquer idade e para qualquer área é o primeiro passo. Nunca é simples, porém é possível.

Busque compreender se as motivações têm de fato relação com a carreira ou se é um momento pessoal difícil, ou insatisfação com determinado local de trabalho ou pessoas. Enfim, tenha clareza sobre o porquê de buscar a transição, pois isso ajudará no processo.

Faça uma boa pesquisa sobre o mercado de trabalho atual e se aprofunde naquilo que você identifica como afinidades e possibilidades no novo momento.

Essa pesquisa vai ajudar a entender quais são as opções a seguir e quais os melhores caminhos.

Ter objetivos de carreira é essencial para saber como começar e qual caminho seguir. Ter claro os objetivos e quais metas serão colocadas para que sejam alcançados é o que colabora para alcançá-los.

Esse é um item bastante importante mas que, em alguns casos, não é possível de ser realizado. Quando a transição ocorre por motivos externos, nem sempre dá para ter essa organização, porém pensar sobre ela é importante.

No caso da transição de carreira feita por motivações pessoais esse deve ser um item levado bastante a sério.

Se organizar financeiramente para poder ter uma vida confortável durante o tempo da transição, e poder investir em formação, faz toda diferença.

Investir em formação, como já foi falado, faz toda diferença numa boa transição de carreira.

Busque compreender quais os melhores cursos para a nova área escolhida e os realize com muita dedicação e atenção.

Uma boa imagem profissional não se desfaz devido a uma transição de carreira, portanto, mesmo que a nova área seja muito distinta da anterior, é importante pensar em como manter sempre a imagem profissional que se busca transmitir aos outros.

Ter uma boa rede de contatos pode ser um dos fatores primordiais numa transição de carreira. Quando se constrói uma boa rede, ela não se restringe somente a determinadas áreas e pode ser, inclusive, uma forma de abrir novas portas.

Gostou das dicas? Que elas possam ajudar na transição de carreira de forma positiva.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais para estar sempre por dentro das novidades no mercado de trabalho.

 

última atualização em: 1 de fevereiro de 2022