Graduação EAD
Graduação EAD

resenha

Se assustou quando ouviu a palavra resenha pela primeira vez?

Quando os estudantes ingressam na graduação, se deparam com diferentes tipos de texto, nem sempre conhecidos por eles, como é o caso da resenha.

Os trabalhos acadêmicos do nível superior se diferem dos apresentados pelos estudantes nos níveis anteriores de estudo e para realizá-los da melhor forma é preciso primeiro entender como eles são.

O que é uma resenha?

Resenha é um gênero textual que objetiva analisar outra obra distinta. Essa obra pode ser um texto, filme, peça de teatro, álbum musical e quaisquer outras formas de expressão artística, literária e também sobre algum assunto específico. Na resenha, o autor propõe a construção de relações entre características e propriedades da obra/objeto analisado.

Os dois principais tipos de resenhas são a descritiva e a crítica. A crítica costuma ser a mais pedida como trabalho universitário e, como o próprio nome diz, tem como objetivo que o autor traga no texto suas opiniões e teses.

A resenha costuma ser muito confundida com o resumo pelos estudantes. Porém, a resenha é mais ampla que o resumo. Ela traz um resumo, contudo traz também opiniões, relações, análise.

Dicas de como escrever uma boa resenha

A dica bônus vai antes das outras e é essencial. Para escrever uma boa resenha é muito importante conhecer com profundidade seu objeto. Ou seja, se é uma resenha de um livro, é preciso que ele tenha sido lido com atenção aos detalhes, grifando partes importantes, pois somente assim é possível trazer o diferencial que a resenha pede.

Ninguém nasce escrevendo bons textos e, obviamente, nem boas resenhas – treino é essencial.

Escreva, reescreva, mostre para outras pessoas lerem e, principalmente, não desista na primeira resenha ou na primeira avaliação ruim sobre ela.

Com o tempo e com o treino certamente suas resenhas ficarão melhores, o tempo em escrevê-las diminuirá e talvez você até se encante por esse tipo de produção textual.

No começo é um tipo de texto que demanda estudo e tempo, mas que também ajudará bastante nos estudos e na melhora da visão crítica.

Agora, conte nos comentários como foi a experiência com a sua primeira resenha.

última atualização em: 18 de abril de 2022