Dicas de como fazer uma boa gestão de tempo

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Nunca se falou tanto em gestão de tempo. Talvez porque nunca se precisou tanto organizar as tarefas da melhor forma dentro de, muitos dizem, apenas 24 horas.

Fato é que as 24 horas continuam as mesmas, mas a impressão que a maioria tem é que o tempo está mais curto, ou a quantidade de tarefas maiores.

A verdade é que não importa muito bem os motivos, importa é que gestão de tempo é essencial atualmente, pois tempo tornou-se, por assim dizer, artigo de luxo.

O que é, na prática, gestão de tempo?

Gestão de tempo nada mais é do que a organização das tarefas e atividades do dia, dentro do seu tempo disponível, de forma assertiva e produtiva. Para isso é preciso identificar quanto tempo existe disponível, quanto tempo cada atividade ocupa e as prioridades das atividades a serem realizadas.

Quando, literalmente, se coloca na mesa tudo o que tem que ser realizado e o tempo que cada atividade leva, é possível ver com nitidez que muitas vezes a questão é, de fato, uma má gestão do tempo e não a falta dele.

Vale ressaltar que uma boa gestão de tempo não é só importante na vida pessoal e profissional de cada indivíduo, mas também dentro das organizações e por isso cada vez mais existem ferramentas para auxiliar esse processo.

Isso porque não adianta alguns membros da equipe serem bons gestores de tempo quando o processo como um todo possui falhas e lacunas que fazem com que todos, mas principalmente os que tem dificuldade nisso, percam tempo.

A máxima “tempo é dinheiro”, nesse caso, é muito exata.

Neste artigo, vamos falar sobre a gestão de tempo pensando no individual, porém se você precisa de ajuda para definir isso em sua empresa, pesquise sobre essas ferramentas que certamente te ajudarão bastante.

Como fazer uma boa gestão de tempo?

Vamos, então, para algumas dicas simples e mão na massa. Mão na massa porque gerenciar melhor o seu tempo é algo que não é somente ler, é preciso colocar em prática para obter resultados.

E se você colocar em prática logo, verá as mudanças acontecendo e um “milagre” chamado multiplicação do tempo acontecendo.

Vamos às dicas:

  • Coloque as “cartas na mesa”

Ou seja, olhe suas atividades diárias com atenção, definindo as prioridades e o tempo que cada uma delas ocupa.

O ideal é fazer isso em um dia da semana, pensando em um planejamento para toda a semana. Tendo a visão individual de cada atividade, pensando na prioridade dela e no tempo gasto, é possível identificar quando ela precisa ser encaixada no planejamento. Isso vale para todas as suas atividades, tanto profissionais quanto pessoais.

Muitas pessoas acabam deixando de lado atividades físicas, hobbies e momentos de lazer por acharem que não são essenciais, porém, além de serem sim, são as atividades que dão equilíbrio à rotina.

Identificadas todas as atividades que precisam ser realizadas durante a semana, é a hora de colocá-las no cronograma. Para isso, você pode usar tanto uma agenda de papel quanto aplicativos ou outras ferramentas.

  • Defina as prioridades

Com as “cartas na mesa”, você consegue visualizar quais são as atividades que precisam ser colocadas primeiramente no seu cronograma. Se para você a atividade física é algo essencial e da qual não abre mão, ela, por exemplo, precisa ser das primeiras a serem colocadas.

Uma dica interessante é dividir as atividades por cores de prioridade, facilitando assim enxergar bem o que não pode ser deixado para depois.

  • Defina prazos e tempo de execução

Existem atividades que são diárias e outras que não são. Para as que não são, é preciso, além do tempo de execução, definir prazo de entrega.

Estabelecer prazos e tempo de execução é essencial. Em um primeiro momento, quando você não sabe, por exemplo, quanto tempo leva para cada atividade, isso pode parecer muito difícil, porém, depois de definido o processo, fica muito mais simples e fazer o planejamento se torna mais fácil.

  • Cumpra seu planejamento e reorganize quando necessário

Parece óbvio dizer, mas quando se organiza um planejamento é preciso cumpri-lo e é nesse momento que se detecta se, de fato, a gestão do tempo está sendo feita da melhor forma, ou se para a próxima semana será preciso reorganizar.

Gostou das dicas? Elas são fáceis de serem executadas, não são? Então comece hoje mesmo e escreva nos comentários que outras dicas você dá para quem precisa fazer uma melhor gestão do tempo.

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