Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


dia-mundial-da-educação

O Dia Mundial da Educação incentiva a construção de valores essenciais para uma sociedade justa e saudável, por meio da educação e participação familiar.

Esse dia foi instituído durante o Fórum Mundial da Educação, no ano de 2000, que reunia líderes de 164 países, incluindo o Brasil.

O objetivo principal era firmar o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030. Foi assinado um documento chamado “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

Esse documento apresenta seis metas que deveriam ser seguidas pelos países que concordaram com ele, que são:

No Brasil, algumas ações foram propostas, como o Plano Nacional da Educação, que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.

O Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024, instituído pela Lei nº 13.005/2014, definiu 10 diretrizes que devem guiar a educação brasileira neste período e estabeleceu 20 metas a serem cumpridas na vigência.  Essa mesma lei reitera o princípio de cooperação federativa da política educacional, já presente na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao estabelecer que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano” e que “caberá aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste PNE.”

Infelizmente sabemos que, apesar de ações como essas, a educação no nosso país ainda está longe de alcançar os objetivos básicos, como o de ser para todos com qualidade, quanto mais os mais profundos, como os até previstos em lei. E é exatamente por isso que o dia como o de hoje precisa ser usado como reflexão nos mais diferentes contextos, níveis e ambientes. Somente por meio da educação de qualidade, que é o que nós do UniDomBosco temos como premissa, é que se tem uma sociedade mais justa, com mais conhecimento e possibilidades.

Façamos todos a nossa parte na construção de uma educação melhor para todos.

 

última atualização em: 18 de abril de 2022