Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Essa é uma data de extrema importância mundial e que precisa ser divulgada e comemorada. Muito já se conquistou desde que ela foi instituída, mas muito ainda precisa ser conquistado.

Por que o dia 10 de dezembro foi escolhido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos?

Nesse dia, em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que enumera os direitos fundamentais do ser humano.

Essa declaração foi assinada por 58 membros e o principal objetivo era, e ainda é, o de promover a paz e a preservação da humanidade. O momento era de comoção devido à 2ª Guerra Mundial e as muitas perdas ocorridas no período.

Em 1950 foi instituído, então, neste mesmo dia, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data que é bastante importante na agenda das Nações Unidas, quando é, inclusive, entregue o Prêmio Nobel da Paz.

Neste ano de 2021 os ganhadores do Prêmio foram anunciados em outubro e receberão as homenagens num evento presencial em Oslo. Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov foram os escolhidos pela defesa da liberdade de expressão, em um momento de ataque mundial. Eles enfrentaram os líderes filipinos e russos, expondo a corrupção e o desmando.

Qual a importância da Declaração Mundial dos Direitos Humanos?

A declaração é um documento essencial no estabelecimento dos direitos e na luta contra a discriminação por raça, gênero, cor, nacionalidade, idioma, orientação sexual e demais.

Após a instituição da Declaração, percebeu-se a influência dela em constituições, assim como na organização de instituições, normas e políticas.

Devido a essa importância, muitas mudanças sociais, comportamentais, atitudinais e políticas ocorreram, e ainda ocorrem, no mundo todo.

Muitas manifestações acontecem no Dia Internacional dos Direitos Humanos com o objetivo de promover o reconhecimento sobre a declaração e seu conteúdo.

Usar esse espaço, nesse dia, para falar sobre um assunto tão essencial e importante para a sociedade é nossa forma de colaborar com uma causa que, infelizmente, ainda tanto aflige a muitos mundo afora, mas que a cada dia, em pequenos gestos como esse, tomam mais força e fazem diferença.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando no Blog UniDomBosco.

 

última atualização em: 2 de dezembro de 2021