Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


dia-do-vestibulando

Dia 24 de maio é o Dia do Vestibulando. Dia criado para homenagear os estudantes que se dedicam todos os anos aos estudos para o vestibular.

Exame vestibular (ou simplesmente vestibular) designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades brasileiras.

O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e ensino médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

Vamos saber um pouco mais sobre a história dos vestibulares?

Os vestibulares foram criados quando a demanda de pessoas interessadas em ingressar nas universidades aumentou e com isso era preciso criar um tipo de processo seletivo.

Em 1911, o vestibular foi legalmente instituído por Rivadávia da Cunha Corrêa, o então ministro da justiça e dos negócios interiores. Era uma forma de criar regras para o ingresso nas universidades públicas, que na época só recebiam alunos vindos de colégios tradicionais.

A Universidade do Rio de Janeiro, hoje UFRJ, foi uma das primeiras a fazer o vestibular.

Na década de 60, os alunos tinham que escolher uma única universidade para realizar a prova, pois todos os exames aconteciam no mesmo dia.

Também na década de 60, numa determinação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os cursos de grau médio garantiriam acesso ao Ensino Superior. Surgiram então os cursinhos pré-vestibulares, e as universidades particulares aumentaram pelo país significativamente.

O aperfeiçoamento do processo foi acontecendo aos poucos e nesta mesma década alguns professores criaram instituições como a Fundação Carlos Chagas Filho (existente até hoje). Com ela se popularizou o uso das questões de múltipla escolha, que são muito utilizadas até hoje nos vestibulares e concursos públicos.

A lei 5540, de 1968, traz no seu texto:

 Art. 17. Nas universidades e nos estabelecimentos isolados de ensino superior poderão ser ministradas as seguintes modalidades de cursos: 

a) de graduação. abertos à matrícula de candodatos que hajam concluído o ciclo colegial ou equivalente e tenham sido classificados em concurso vestibular;

Parágrafo único. Dentro do prazo de três anos a contar da vigência desta Lei o concurso vestibular será idêntico em seu conteúdo para todos os cursos ou áreas de conhecimentos afins e unificado em sua execução, na mesma universidade ou federação de escolas ou no mesmo estabelecimento isolado de organização pluricurricular de acordo com os estatutos e regimentos.Art. 21. O concurso vestibular, referido na letra a do artigo 17, abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de educação do segundo grau sem ultrapassar este nível de complexidade para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores.

Diante disso, em 1970 foi criada a Comissão Nacional do Vestibular Unificado que trouxe as provas realizadas em dias diferentes e com os conhecimentos de acordo com a lei 5540/68. Os vestibulares unificados (provas que podem ser utilizadas em mais de uma instituição) surgiram nessa época.

Em 1996, a LDB estabeleceu o processo seletivo de acordo com os critérios de cada instituição de ensino superior, forma de processo que temos até hoje.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998. A sua criação inicial tinha como objetivo avaliar a qualidade do ensino no país e só depois, em 2009, é que começou a ser utilizado como uma forma de critério para ingresso nas universidades. Hoje o ENEM é considerado o maior vestibular do Brasil.

Quanta história, não é, vestibulandos?

E junto com toda essa história, reunimos aqui algumas sugestões de artigos que podem te ajudar nesse momento de estudo, de prestar vestibular e ENEM.

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-organizacao-de-estudos

https://www.unidombosco.edu.br/blog/5-dicas-de-como-escrever-melhor/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-podcasts-para-aprender-de-forma-diferente/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/o-que-sao-testes-vocacionais-e-como-eles-podem-te-ajudar/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-tecnicas-de-estudo/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-de-como-se-preparar-para-o-enem/

https://www.unidombosco.edu.br/blog/dicas-para-ir-bem-na-redacao-do-enem-2022/

Anote as dicas e feliz dia do vestibulando!!

última atualização em: 16 de maio de 2022