Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


dia-do-estudante

O Brasil possui mais de 54 milhões de estudantes e, só devido a esse número, já seria motivo mais do que suficiente para que existisse uma data em homenagem a eles.

Porém, não é somente pela quantidade e sim pela importância dos estudantes e da educação que esse dia foi criado e é comemorado todos os anos, no dia 11 de agosto, desde 1927.

Quando foi criado o Dia do Estudante?

Essa é a data comemorada no Brasil, pois o dia internacional é comemorado no dia 17 de novembro.

No dia 17 de novembro de 1939, os nazistas invadiram a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos e assassinaram e torturaram vários dirigentes estudantis. Em 1941, o Conselho Internacional de Estudantes criou essa data homenageando esses estudantes.

No Brasil, a data foi instituída por sugestão do advogado Celso Grand Ley num evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil.

“No dia 11 de agosto de 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, o então Conselho Nacional de Estudantes conseguiu consolidar o grande projeto, já almejado anteriormente algumas vezes, de criar a entidade máxima dos estudantes. Reunidos durante o encontro, os jovens a batizam como União Nacional dos Estudantes (UNE).”

Qual a importância desse dia?

Toda essa história mostra o quanto essa data deve ser valorizada e comemorada.

Uma grande parte, ainda, dos estudantes do Brasil não chega às universidades e um dos focos desse dia é também pensar em formas de melhorar esses números.

Sabemos da importância do ensino superior como uma forma de adentrar e permanecer no mercado de trabalho, com remunerações e oportunidades melhores.

Os debates sobre educação no nosso país devem acontecer, obviamente, não só em datas como essas, mas a todo o momento e com a força necessária para que as mudanças ocorram e a cada ano que passe o número de estudantes em todos os níveis de ensino aumentem. E, mais do que isso, que o número dos estudantes que finalizam os ciclos educacionais seja cada vez maior.

Que as universidades possam receber a cada ano mais e mais estudantes com o objetivo de adquirir conhecimentos que transformarão suas vidas pessoais e profissionais.

A educação precisa ser colocada em local de destaque e essa deve ser uma bandeira levantada nesse dia que homenageia vocês, estudantes, mas também nos outros dias. Que cada estudante sinta que é parte de algo muito maior e que pode fazer a diferença no nosso país.

Continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter atualizado sobre as principais datas. 

 

última atualização em: 2 de agosto de 2022