Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


cinema-brasileiro

No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro e vamos celebrar esta data contando um pouco do porquê de ter sido escolhida e a história e as estórias relacionadas ao assunto.

Feche os olhos e tente lembrar 3 filmes brasileiros. Dependendo da sua geração, será mais fácil ou mais difícil fazer essa lista, mas todos, se pensarem um pouco, conseguirão.

Isso porque em algumas épocas mais produções eram feitas, em outras menos, mas o cinema brasileiro sempre esteve presente na vida das pessoas. E sabe desde quando? Desde muito antes do que você pensou.

Por que dia 19 de junho é dia do cinema brasileiro?

Nesse dia, no ano de 1898, Afonso Segreto registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro. As imagens foram da Baía da Guanabara, quando ele chegava de navio vindo da França.

Podemos mesmo dizer que a história do cinema no Brasil começou há muito tempo, não é?

A data da primeira exibição pública de cinema no país, o dia 5 de novembro, também é comemorado por muitos como o dia do cinema brasileiro.

Um pouco de história

De lá para cá, a evolução no cinema é vista literalmente a olhos nus e uma lista vasta de produções foram e são feitas por aqui.

As primeiras produções eram documentários, depois os famosos filmes cantados.

Na época da Segunda Guerra, o cinema estrangeiro “invadiu” o país e as produções desaceleraram. Passado esse período, as chanchadas vieram com força e Carmem Miranda surgiu com seu brilho e encanto. Oscarito e Grande Otelo também fizeram muito sucesso na época.

O estúdio Vera Cruz surgiu, baseado nos estúdios americanos, e produções mais sofisticadas começam a ser feitas. Mazzaropi é um dos grandes nomes dessa época.

Em 1954, o Vera Cruz faliu e o primeiro filme a cores, “Destino em Apuros”, foi produzido.

A década de 60 é marcada pelas produções de cunho político e social.

Na década de 70, filmes como “Dona Flor e seus dois maridos”, pornochanchadas e os filmes dos Trapalhões fizeram muito sucesso.

Na década de 80, as locadoras de vídeos, o fim da ditadura e a crise financeira fizeram o cinema ter um declínio.

A segunda metade da década de 90 é conhecida como “Cinema da Retomada”. A produção e os festivais voltaram e foi criada a Lei do Audiovisual. “Carlota Joaquina, princesa do Brazil” é um filme que marca essa época.

Outro momento de ápice do cinema aconteceu no começo do século XXI, com filmes sendo indicados para festivais e o Oscar.

Grandes produções feitas em terras brasileiras

Dentre os muitos filmes produzidos no Brasil durante toda essa história que foi contada, selecionamos uma lista das principais produções.

Gostou de saber um pouco mais sobre o cinema brasileiro? Então é a sua vez de escrever nos comentários os filmes que faltam nesta lista.

 

última atualização em: 7 de junho de 2022