Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


dia-da-universidade

Dia 18 de janeiro é o Dia da Universidade e por isso resolvemos contar um pouco da história das universidades no Brasil e da nossa história.

Para saber mais sobre o assunto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade

Mas antes vamos explicar melhor o que é uma universidade e por que ela se diferencia da faculdade.

Faculdade é um tipo de instituição de ensino superior que presta serviços educacionais, porém priorizam uma ou poucas áreas do conhecimento e com menor autonomia.

As Universidades também são instituições de ensino superior, porém têm maior abrangência e autonomia. Nessa autonomia, elas podem abrir novos cursos, por exemplo. Outra característica importante das universidades é a obrigatoriedade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

História das universidades no Brasil

Atualmente existem no Brasil cerca de 200 universidades, entre públicas e particulares.

As primeiras instituições de Ensino Superior no Brasil datam de 1808: Escola de Cirurgia da Bahia (atual UFBA) e a Escola de Anatomia, Cirurgia e Medicina (atual UFRJ).

Em 1920, foi criada a primeira Universidade do Brasil, a Universidade do Rio de Janeiro.

Obviamente que muita coisa mudou de lá para cá, e não só no ensino como em todas as áreas da sociedade. E essas mudanças refletem no que hoje temos como instituições de ensino superior.

Atualmente, o acesso às universidades é muito mais democrático e abrangente do que na maior parte da história das mesmas.

Isso se deve a algumas mudanças nas políticas educacionais em todos os níveis, ao aumento do número de instituições de ensino superior, entre outras.

História da UniDomBosco

Nesse breve resumo da nossa história é possível entender que, nesses mais de 60 anos de história na educação, um grande legado já foi criado e vem se mantendo.

Não seria diferente em se tratando de universidade. O Centro Universitário UniDomBosco tem mais de 600 polos de ensino a distância credenciados pelo MEC em todo o país, com mais de 15 mil alunos matriculados nas graduações e pós-graduações, nas modalidades presenciais e a distância.

E nossa história ainda terá muitos capítulos e, se você quiser fazer parte dela, pode se matricular em um dos nossos cursos. Entre no nosso site e saiba mais informações.

No Dia da Universidade nos sentimos honrados por poder contribuir de forma tão significativa na educação do nosso país.

Continue seguindo o Blog UniDomBosco e fique por dentro das principais datas comemorativas. 

última atualização em: 17 de janeiro de 2022