Graduação Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres

dia-da-universidade

Dia 18 de janeiro é o Dia da Universidade e por isso resolvemos contar um pouco da história das universidades no Brasil e da nossa história.

Para saber mais sobre o assunto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade

Mas antes vamos explicar melhor o que é uma universidade e por que ela se diferencia da faculdade.

Faculdade é um tipo de instituição de ensino superior que presta serviços educacionais, porém priorizam uma ou poucas áreas do conhecimento e com menor autonomia.

As Universidades também são instituições de ensino superior, porém têm maior abrangência e autonomia. Nessa autonomia, elas podem abrir novos cursos, por exemplo. Outra característica importante das universidades é a obrigatoriedade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

História das universidades no Brasil

Atualmente existem no Brasil cerca de 200 universidades, entre públicas e particulares.

As primeiras instituições de Ensino Superior no Brasil datam de 1808: Escola de Cirurgia da Bahia (atual UFBA) e a Escola de Anatomia, Cirurgia e Medicina (atual UFRJ).

Em 1920, foi criada a primeira Universidade do Brasil, a Universidade do Rio de Janeiro.

Obviamente que muita coisa mudou de lá para cá, e não só no ensino como em todas as áreas da sociedade. E essas mudanças refletem no que hoje temos como instituições de ensino superior.

Atualmente, o acesso às universidades é muito mais democrático e abrangente do que na maior parte da história das mesmas.

Isso se deve a algumas mudanças nas políticas educacionais em todos os níveis, ao aumento do número de instituições de ensino superior, entre outras.

História da UniDomBosco

Nesse breve resumo da nossa história é possível entender que, nesses mais de 60 anos de história na educação, um grande legado já foi criado e vem se mantendo.

Não seria diferente em se tratando de universidade. O Centro Universitário UniDomBosco tem mais de 600 polos de ensino a distância credenciados pelo MEC em todo o país, com mais de 15 mil alunos matriculados nas graduações e pós-graduações, nas modalidades presenciais e a distância.

E nossa história ainda terá muitos capítulos e, se você quiser fazer parte dela, pode se matricular em um dos nossos cursos. Entre no nosso site e saiba mais informações.

No Dia da Universidade nos sentimos honrados por poder contribuir de forma tão significativa na educação do nosso país.

Continue seguindo o Blog UniDomBosco e fique por dentro das principais datas comemorativas.

última atualização em: 17 de janeiro de 2022