Araia Unidombosco

língua-portuguesa

No dia 10 de junho comemora-se o dia da Língua Portuguesa. Essa data foi escolhida em memória de Luiz Vaz de Camões.

Essa é a data de sua morte, embora o ano não seja preciso (1579 ou 1580). Camões é considerado um dos maiores poetas da tradição ocidental, assim como uma grande figura da literatura lusófona (literatura escrita em língua portuguesa).

Devido a isso, o dia foi escolhido. Muito comum é a confusão da data com o dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado no dia 05 de maio. Esse dia foi instituído pela UNESCO, em parceria com a Comunidade dos países de Língua Portuguesa, e tem como objetivo o justo reconhecimento da relevância global da língua.

De acordo com dados recentes, a língua portuguesa é falada por 260 milhões de pessoas no mundo todo e nove países possuem o idioma como oficial.

Com isso, é o quinto idioma mais falado no mundo e o terceiro entre os ocidentais.

Tanto o Dia da Língua Portuguesa como o Dia Mundial da Língua Portuguesa têm razão e importância de ser.

Qual a origem da Língua Portuguesa?

“A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região.

Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas o português é uma língua própria e independente….

…quando o Império Romano caiu no século V, este processo se intensificou e vários dialetos foram se formando. No caso específico da península, foram línguas como o catalão, o castelhano e o galego-português.

Foi esse último que gerou o português e o galego (mais tarde uma língua falada apenas na região de Galiza, na Espanha). O galego-português existiu apenas durante os séculos XII, XIII e XIV, na Camões, o português uniformiza-se e adquiri as características atuais da língua.

Em 1536, Fernão de Oliveira publicou a primeira Gramática da Língua Portuguesa, consolidando-a definitivamente.”

A literatura portuguesa foi e ainda é uma das principais formas de difusão da língua, tanto que se comemora a data em homenagem a Camões.

E podemos citar além dele outros importantes personagens dessa história como: Gil Vicente, Padre Antonio Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, entre outros.

Qual a importância desse dia?

Além do reconhecimento da língua de forma global, esse dia deve ser visto como um momento de reflexão para a importância do conhecimento, estudo e bom uso da língua portuguesa.

Que as escolas usem esse momento como conscientização e que, no decorrer dos anos, tenhamos uma significativa diferença nesses aspectos citados.

Que a nossa língua seja mais valorizada e cada vez mais utilizada, divulgada e conhecida.

Quer saber mais sobre datas importantes? Acompanhe diariamente o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.

última atualização em: 31 de maio de 2022