Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


língua-portuguesa

No dia 10 de junho comemora-se o dia da Língua Portuguesa. Essa data foi escolhida em memória de Luiz Vaz de Camões.

Essa é a data de sua morte, embora o ano não seja preciso (1579 ou 1580). Camões é considerado um dos maiores poetas da tradição ocidental, assim como uma grande figura da literatura lusófona (literatura escrita em língua portuguesa).

Devido a isso, o dia foi escolhido. Muito comum é a confusão da data com o dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado no dia 05 de maio. Esse dia foi instituído pela UNESCO, em parceria com a Comunidade dos países de Língua Portuguesa, e tem como objetivo o justo reconhecimento da relevância global da língua.

De acordo com dados recentes, a língua portuguesa é falada por 260 milhões de pessoas no mundo todo e nove países possuem o idioma como oficial.

Com isso, é o quinto idioma mais falado no mundo e o terceiro entre os ocidentais.

Tanto o Dia da Língua Portuguesa como o Dia Mundial da Língua Portuguesa têm razão e importância de ser.

Qual a origem da Língua Portuguesa?

“A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região.

Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas o português é uma língua própria e independente….

…quando o Império Romano caiu no século V, este processo se intensificou e vários dialetos foram se formando. No caso específico da península, foram línguas como o catalão, o castelhano e o galego-português.

Foi esse último que gerou o português e o galego (mais tarde uma língua falada apenas na região de Galiza, na Espanha). O galego-português existiu apenas durante os séculos XII, XIII e XIV, na Camões, o português uniformiza-se e adquiri as características atuais da língua.

Em 1536, Fernão de Oliveira publicou a primeira Gramática da Língua Portuguesa, consolidando-a definitivamente.”

A literatura portuguesa foi e ainda é uma das principais formas de difusão da língua, tanto que se comemora a data em homenagem a Camões.

E podemos citar além dele outros importantes personagens dessa história como: Gil Vicente, Padre Antonio Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, entre outros.

Qual a importância desse dia?

Além do reconhecimento da língua de forma global, esse dia deve ser visto como um momento de reflexão para a importância do conhecimento, estudo e bom uso da língua portuguesa.

Que as escolas usem esse momento como conscientização e que, no decorrer dos anos, tenhamos uma significativa diferença nesses aspectos citados.

Que a nossa língua seja mais valorizada e cada vez mais utilizada, divulgada e conhecida.

Quer saber mais sobre datas importantes? Acompanhe diariamente o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.

última atualização em: 31 de maio de 2022