Dia da criatividade

Avatar

No Brasil se comemora, no dia 17 de novembro, o Dia da Criatividade. Para aqueles que vão estranhar e dizer que essa data já foi comemorada, vale dizer que o dia 21 de abril é o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.  

Ambas as datas celebram e falam sobre esse tema importante e interessante. 

Você sabe o que é criatividade? 

Ao se deparar com essa pergunta, muitos, em um primeiro momento, já lembrarão de artistas ou obras de arte, de músicos ou composições, de propagandas ou invenções. 

Mas vamos entender o que, na definição, é criatividade? 

Primeiramente, vamos dizer que existem várias definições sobre o termo. Algumas mais objetivas, outras mais subjetivas, outras na visão psicológica. Essa que daremos inicialmente é a mais simples, dos dicionários. 

Criatividade é um substantivo feminino que vem do latim creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. 

Essa definição mais comum e simples é a que faz com que o primeiro pensamento das pessoas sobre criatividade seja o que comentamos.  

Criativo é aquele que cria. Porém, o criar não necessariamente precisa ser algo para os outros como as obras de arte, ou com uma funcionalidade que cause melhora na vida de milhares de pessoas, como as grandes invenções. 

O criativo pode estar no escritório e sua ideia ajudá-lo a render mais. Pode estar nas salas de aulas, tanto como professor ou como aluno, ajudando na criação de um método mais eficiente de fazer aquela turma entender uma operação matemática. Ou na cozinha de casa, juntando certos ingredientes que tem na geladeira para fazer uma refeição sem mais custo. 

A criatividade está em todos os ambientes e pode ser uma capacidade de todos. 

O Dia da Criatividade tem como objetivo trazer esse entendimento sobre o tema pois, ainda, muitas pessoas acham que ela é restrita somente a algumas pessoas e determinadas profissões. 

Claro que certas profissões requerem que a criatividade seja a mola propulsora. Porém você, estudante de Direito ou Medicina, por exemplo, já parou para pensar o quanto a sua criatividade pode ser útil e essencial na sua carreira?! 

Citamos esses dois cursos pois, comumente, não seriam os que estariam numa lista inicial dos que a criatividade é um item essencial.  

Mas a verdade é que a criatividade pode, e deve estar, em todos os lugares. Ela, dizem alguns, é o que faz o mundo avançar. 

Pense em quantas invenções, muitas delas não criadas exatamente pelos inventores com esse objetivo, mudaram o mundo. 

designers-criando-campanha-para-o-dia-da-criatividade

Quais grandes invenções podemos citar? 

A roda. Não se sabe exatamente como a roda foi criada, mas certamente quem a criou nunca imaginou a relevância da sua invenção. Certamente foi criada para resolver uma necessidade específica de determinadas pessoas e, no fim, trouxe para o mundo uma grande invenção. 

As ferramentas também podem ser citadas nesse mesmo pensamento da roda. Não se sabe exatamente quem ou quando elas foram criadas, mas, com certeza, também foram com o objetivo de resolver situações cotidianas, sem imaginar a importância que elas teriam.  

E pense que, nesses dois exemplos, as invenções datam de tempos como a Idade da Pedra. 

A lâmpada é um bom exemplo de invenção que como muitos podem ter as mesmas ideias, porém a persistência, e talvez um maior esforço no pensamento criativo, sejam a diferença. Quem fez uma primeira demonstração de lâmpada elétrica foi James Bowman Lindsay, em 1835, mas não deu tanto valor ao tema e foi fazer outros estudos. Thomas Edison, pelo contrário, se manteve firme na ideia de criar a lâmpada elétrica e tentou por mais de 1000 vezes até conseguir manter o filamento incandescente durante a transmissão elétrica. O resultado definitivo foi em 1879, após esses inúmeros testes, mais de 6 mil materiais e 40 mil dólares. 

Muitos poderiam ser os exemplos dados para mostrar que criatividade vai além de boas ideias e que, sim, pode ser para todos. Para os que querem. 

Carreiras nas quais a criatividade é destaque

Como já citado, em quase todas as áreas, a criatividade é valorizada e considerada uma grande vantagem competitiva. A capacidade de pensar de forma inovadora e abordar os desafios com uma mentalidade criativa é uma das habilidades mais procuradas no mercado de trabalho atual.

Porém, a criatividade desempenha papel fundamental em algumas carreiras, impulsionando a inovação, resolução de problemas e a expressão artística. 

Veja essa lista:

  • Design Gráfico e Web Design: Os profissionais que atuam nessas áreas são responsáveis por criar layouts visuais atraentes e funcionais. A criatividade é essencial para desenvolver designs únicos e que comuniquem com eficiência e beleza a mensagem desejada.
  • Publicidade e Marketing: A criatividade é um dos pilares dessas áreas de atuação e com isso os profissionais precisam não somente ter essa habilidade, como treiná-la constantemente.
  • Arquitetura: A criatividade é crucial para encontrar soluções únicas para desafios arquitetônicos e para criar designs que atendam às necessidades práticas e estéticas dos clientes.
  • Mídia e Entretenimento: Profissionais que atuam no cinema, televisão, teatro e música dependem fortemente da criatividade para criar e produzir conteúdos originais e inovadores.
  • Desenvolvimento de Jogos: A indústria dos jogos é impulsionada pela inovação e pela criação. Designers de jogos, artistas e programadores precisam ser criativos para desenvolverem experiências únicas e cativantes para os jogadores.
  • Moda e Design de Moda: A indústria da moda exige criatividade em todas as etapas do seu processo. Estilistas e designers, por exemplo, precisam estar à frente das tendências e serem inovadores em suas criações.
  • Escrita Criativa: Autores, roteiristas e redatores criativos dependem fortemente da capacidade de contar histórias de maneira única, criativa  e envolvente.
  • Startups e Empreendedorismo: O empreendedorismo requer criatividade. Os empreendedores precisam ser criativos para identificar oportunidades de negócios, desenvolver produtos inovadores e encontrar soluções para os desafios do mercado.
  • Educação e Treinamento: Professores e instrutores que utilizam métodos criativos de ensino conseguem tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. 
  • Terapia Artística: Profissionais de terapia artística usam expressões criativas, como pintura, música e escrita, como parte do processo terapêutico para ajudar as pessoas a lidar com questões emocionais e psicológicas.

Se interessou por alguma dessas áreas? Acesse o site do UniDomBosco e veja as muitas opções de graduação e pós-graduação oferecidas.

Aproveite o Dia da Criatividade e permita-se ser mais criativo!