Em algum momento da sua trajetória acadêmica ou profissional você deve ter ouvido falar nos chamados cursos de extensão, não é? Mas você sabe o que é um curso de extensão? Quem pode fazer esse tipo de curso? Ou ainda porque optar por um curso online de extensão?

Preparamos um artigo que vai esclarecer essas dúvidas e te ajudar a tomar uma decisão a favor da sua carreira. Confira:

Desenvolvidos com o propósito de proporcionar conhecimento e atualização profissional, os cursos de extensão oferecem vantagens como curta duração e dinamismo. Indicados para quem busca um complemento ao conhecimento adquirido na graduação, e quer aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho, eles abrangem diferentes áreas de conhecimentos e não exigem curso superior como pré-requisito.

As modalidades de ensino oferecidas pelo mercado são o presencial e o online, com tempo de duração variáveis podendo ser concluídos em uma semana ou dentro de alguns meses. O principal foco dos cursos de extensão é fornecer aos estudantes práticas e conhecimentos que não estão inclusos em um curso regular.

De acordo com a professora Solange Iglesias de Lima, da Universidade Veiga de Almeida, muitos profissionais passaram a investir em cursos de extensão nos últimos anos.

Para a especialista, os interessados em ingressar em cursos de extensão durante a graduação tendem a fazer melhores escolhas dos estudos continuados e na escolha da pós-graduação, pois demonstra que o candidato tem um cuidado com o aperfeiçoamento acadêmico e o interesse por uma qualificação específica para atuar no mercado.

Para fazer um curso de extensão, basta fazer a matrícula e iniciar os estudos. Depois de concluir o curso, não é preciso entregar um trabalho ou tese científica, porém, algumas instituições exigem a participação em uma atividade acadêmica para avaliar o desempenho do aluno. Ao final do curso, o aluno receberá um certificado.