Conheça bibliotecas virtuais e como elas podem te ajudar

conheca-bibliotecas-virtuais-e-como-elas-podem-te-ajudar

Bibliotecas virtuais são mais um dos benefícios da modernidade. Elas possuem o mesmo objetivo das bibliotecas físicas, porém com a facilidade do mundo virtual.

Para muitos estudantes, as bibliotecas são lugares pouco frequentados nos dias atuais, mas nem sempre foi assim.

Temos, no mundo todo, grandes e famosas bibliotecas que, durante muito tempo, foram muito frequentadas e não só pelos estudantes.

Hoje em dia, com a facilidade do acesso aos livros, tanto físicos quanto virtuais, as bibliotecas podem parecer mesmo “coisa de outro tempo”.

Porém não são. Nas bibliotecas existentes é possível encontrar exemplares de livros que muitas vezes não se acham em qualquer lugar, além de ser um ótimo espaço de estudo e leitura.

Mas, em tempos de pandemia, as bibliotecas físicas acabam não sendo de fato um espaço muito visitado. Por isso, resolvemos mostrar algumas bibliotecas virtuais e o quanto elas podem ser interessantes.

Nesta biblioteca desenvolvida pelo MEC são disponibilizados gratuitamente aproximadamente 180 mil textos, imagens, e arquivos de sons e vídeos.

Tem enfoque em publicações na área da educação, porém conta também com as obras completas de Machado de Assis e grande acervo de Fernando Pessoa.

Nesta biblioteca, criada pela UNESCO, são disponibilizados, em formato multilíngue, acervos de literatura, áudios, mapas, fotografias de vários países do mundo.

Essa biblioteca, que faz parte da Fundação da Biblioteca Nacional, disponibiliza documentos de domínio público e com autorização de publicação, preservando os direitos autorais.

O acervo digital possui mais de 2.000.000 de documentos.

Podemos acrescentar nessa lista outras como: Coleção Aplauso e o Arquivo Público do Estado de São Paulo, que trazem um acervo mais específico, porém muito interessante.

Se você é aluno UniDomBosco, nossa biblioteca também possui um bom acervo virtual.

Na nossa biblioteca, os estudantes podem ter acesso a um vasto campo de pesquisa, e com garantias, pois sabemos que as informações obtidas na internet muitas vezes não são confiáveis, tornando o estudo e as montagens de trabalhos e artigos muito mais fáceis e precisos.

Esses artigos falam sobre trabalhos científicos e a importância de pesquisas em fontes confiáveis. São boas leituras.

Boas fontes de informação são essenciais e as bibliotecas virtuais proporcionam isso “num clique”.

Você tem outras dicas de bibliotecas virtuais? Conte para a gente nos comentários.

E continue seguindo o Blog UniDomBosco para se manter sempre atualizado.