tecnologos-na-area-do-direito

Você já ouviu falar de cursos tecnólogos na área do Direito? Esses cursos não são tão recentes, porém, para muitos, ainda é uma novidade. 

Primeiramente, é importante esclarecer o que é um curso tecnólogo, antes de falar sobre as opções que o UniDomBosco oferece. 

O que é um curso tecnólogo? 

Um curso tecnólogo é um curso em nível de graduação, porém como um enfoque mais prático e voltado para o mercado de trabalho. Existem cursos nas mais diversas áreas de atuação e também na área do Direito. 

Além de explicar o que é um curso tecnólogo, é preciso entender, na área do Direito, quais podem ser as atuações de quem faz esse tipo de curso. 

O curso de bacharelado em Direito, que é o curso tradicional da área e que tem duração de cinco anos e traz um aprendizado mais amplo, é o que proporciona, por exemplo, que o profissional preste o exame da Ordem dos Advogados do Brasil e possa atuar como advogado. Assim como é essa titulação de bacharel que permite a inscrição em vários concursos públicos na área.  

Porém, muitos concursos requerem somente a graduação e muitos deles incluem tecnólogos. Ler o edital é sempre essencial. 

Um profissional formado em um dos cursos tecnólogos da área do Direito poderá atuar, de acordo com sua formação, em diferentes locais, tanto do setor público quanto privado. Isso para o caso dos profissionais que fazem esse curso como primeira graduação. Aqueles que, ao finalizarem o curso de Direito, fazem um tecnólogo na área abrem um leque maior de opções de atuação, por exemplo. 

Mas, quais são os cursos que o UniDomBosco oferece? 

O UniDomBosco oferece dois cursos tecnólogos na área do Direito, que são: 

Os profissionais de Investigação Forense e Perícia Criminal trabalham com a obtenção lícita de elementos probatórios e evidências que instrumentalizam a ação técnica de outros profissionais de carreiras jurídicas, incluindo, mas não se limitando aos escritórios de advocacia, às agências de investigação privada, empresas de segurança, departamentos jurídicos de empresas. 

O curso tem duração de 3 anos, na modalidade EAD, e as principais disciplinas são: Comunicação Empresarial; Cenários Socioeconômicos; Telecomunicações e Internet; Empreendedorismo e Inovação; Direito Digital; Direito Penal Aplicado; Direito Processual Penal Aplicado; Direito Civil Aplicado; Técnica de Investigação; Direito Notarial Aplicado; Sistema de Segurança Pública no Brasil; Direitos Humanos; Vitimologia; Técnica de Entrevista e Interrogatório; Negociação; Pensamento Estratégico e Tomada de Decisão; Informática Forense; Ética Profissional; Fotografia Aplicada; Perícia Forense – Medicina Legal; Contabilidade Aplicada; Perícia Forense – Balística; Psicologia Forense; Perícia Forense – Medicina Legal; Perícia Forense – Documentoscopia; Libras. 

O curso do UniDomBosco habilita o formando para uma atuação profissional e qualificada como tecnólogo em serviços jurídicos. Você conquistará novas e melhores oportunidades como colaborador junto a escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Seu campo de atuação profissional alcança, ainda, a possibilidade de atuação junto aos diversos cartórios existentes no país. Seja um facilitador na realização de serviços jurídicos e torne-se indispensável para o sucesso de qualquer equipe. 

Possui duração de dois anos, na modalidade EAD, e as principais disciplinas são: Comunicação Empresarial; Cenários Socioeconômicos; Cultura e Sociedade; Empreendedorismo e Inovação; Orientação Profissional e de Carreira; Ética; Direito Constitucional Aplicado; Direito Civil Aplicado; Direitos Humanos; Direito Penal Aplicado; Direito Digital; Direito Administrativo; Processo Eletrônico; Direito do Trabalho e Previdenciário; Gestão de Documentos; Direito Notarial e Registral; Processo Civil Aplicado; Controladoria Jurídica; Processo Penal; Negociação e Mediação. 

Quais as vantagens de fazer um curso tecnólogo? 

cursos-tecnologos-na-area-do-direito

As principais vantagens estão relacionadas ao próprio enfoque desse tipo de curso, como foi dito acima. O tempo menor de duração e o enfoque prático permitem que o ingresso no mercado de trabalho seja mais rápido. 

Esse tipo de curso é muito bom, também, para aqueles que buscam uma formação mais específica em uma determinada área, após já ter concluído uma graduação. 

Para ter certeza que um curso tecnólogo atende às suas expectativas profissionais, é importante fazer uma boa pesquisa sobre o curso e sobre a área em que deseja atuar. 

Para se manter sempre atualizado continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco. 

 

última atualização em: 9 de novembro de 2022