Araia Unidombosco

Confira 5 dicas para criar uma rotina de estudos

A maioria dos estudantes tem dificuldade em estabelecer uma boa rotina de estudos, principalmente em épocas de provas ou momentos turbulentos da vida.

Mas, sabe-se que uma rotina de estudos é fundamental para obter bons resultados. Pensando nisso, reunimos 5 dicas que vão colaborar bastante.

Preste atenção nessas dicas para criar uma rotina de estudos e coloque em prática

É necessário entender como é sua rotina durante o dia para depois poder criar uma rotina de estudos. Se você só estuda, os horários são mais flexíveis. Já se você também trabalha, a agenda é mais apertada.

Observar em quais horários o rendimento é melhor também ajuda na criação da rotina.

Um bom local para estudar é essencial numa boa rotina de estudos. Se cada dia você estuda num local, além do tempo perdido se adaptando ao ambiente, existe o tempo perdido procurando o que se precisa.

Quando se tem um local fixo, todos os materiais estarão naquele local e à disposição.

Estabelecer horários fixos também é importante numa rotina. O seu corpo se acostuma a ele e você rende melhor

Não sente para estudar sem saber o que vai estudar naquele dia. Monte um cronograma baseado no que para você funciona melhor.

Pode-se estabelecer que o estudo do dia será relacionado ao que foi dado em aula no mesmo dia. Ou determinadas disciplinas são estudadas em determinados dias. A rotina de estudos você estabelece, mas ela precisa ser estabelecida.

Parece óbvio dizer, mas num mundo cada vez mais conectado as distrações estão cada vez maiores e mais ao alcance.

Desligue o celular, não conecte apps no computador, avise aos outros moradores da casa (caso o local seja em casa) dos seus horários de estudo. Enfim, se conecte com 100% da atenção aos estudos daquele horário determinado.

Uma rotina de estudos não precisa ser algo maçante e cansativo. Crie diferentes métodos para que, durante aquele período de estudos, ele ocorra de forma tranquila e interessante.

Assista a vídeos, faça anotações, crie mapas mentais, se grave dando aulas. Cada um pode escolher os métodos que mais agradem, mas o importante é não usar um único método pois a tendência é que isso leve ao desgaste com maior rapidez.

Colocar em prática a rotina é mais simples do que parece

Mesmo para aqueles que chegaram à graduação sem ter uma rotina de estudos, criá-la é mais fácil do que parece.

Siga as dicas, busque maiores informações, teste o que funciona melhor para você, mas não deixe de estabelecer uma rotina de estudos, pois ela será o diferencial nos seus resultados.

Está gostando das nossas dicas? Então continue acompanhando o Blog UniDomBosco.

última atualização em: 7 de dezembro de 2021