Comportamentos negativos no trabalho que podem te prejudicar.

Certos comportamentos negativos no trabalho podem prejudicar muito mais a sua carreira do que se pode imaginar. Os comportamentos dizem muito sobre os indivíduos. Basta notar uma ação considerada ruim ou boa, que passamos a traçar imagens positivas ou negativas sobre os outros.

Embora possa ser uma atitude isolada, no momento fica difícil discernir que aquela ação não faz parte da personalidade daquela pessoa. Dentro das empresas, não é diferente e há comportamentos negativos no trabalho que podem te prejudicar no mercado, às vezes de forma irreversível.

O ditado popular de que “atitudes valem mais que mil palavras” é muito verdadeiro, porque são as atitudes, e não somente bons discursos, que vão mostrar quem a pessoa é. Leia a seguir os principais comportamentos negativos no trabalho que podem te prejudicar e caso os pratique, mude agora mesmo. 

Deixar para última hora

A procrastinação e fuga constante de atividades que poderiam ter sido realizadas com antecedência não contribui em nada com o perfil de um bom profissional. Ficar adiando afazeres apenas sobrecarrega o procrastinador e o torna cada vez mais negligente. Precisar sempre remanejar a agenda para realizar atividades atrasadas ou que estão no limite de entrega é um ciclo perigoso.

Fazer intrigas e fofocas

A fofoca e a intriga são atitudes tóxicas que retiram toda a credibilidade e o profissionalismo, já que envolvem assuntos triviais e que não contribuem de nenhum modo para o crescimento da empresa ou de seus membros. E não só o fofoqueiro pode  ”manchar” sua imagem no ambiente de trabalho, como quem participa deste tipo de conversa.

Levar para o ambiente de trabalho os problemas pessoais

Alguns problemas pessoais podem fazer com que não se chegue com um rosto muito amigável no trabalho. Porém, independente do que esteja acontecendo na vida pessoal, os colegas e clientes não têm a menor culpa. Manter uma postura profissional nesses momentos e não apresentar comportamentos negativos no trabalho demonstra equilíbrio emocional, respeito, profissionalismo e maturidade.

Dificuldade em se posicionar

Pessoas que não sabem se posicionar acabam passando uma imagem negativa aos outros, já que acabam sempre concordando com tudo. O mercado de trabalho valoriza pessoas que são equilibradas e que sabem defender de forma clara e respeitosa suas opiniões. 

Deixar de investir na carreira

Só porque já tem um emprego, não é sinal que pode se acomodar e deixar de investir na carreira. Tem muita gente que depois de ser contratado deixa de cuidar do currículo. Mas a verdade é que mesmo depois de estar ativo no mercado de trabalho é indispensável continuar fazendo cursos de extensão, pós-graduação, workshops, dentre outros, para se tornar um profissional cada vez melhor. Acomodação é uma atitude negativa para qualquer profissional e em qualquer área.

Estar atento às atitudes que podem “sabotar” sua carreira é de suma importância para se tornar um profissional mais qualificado, mais benquisto e, por consequência, mais valorizado no mercado de trabalho. E não é afinal o que todos os profissionais buscam?!

Para ver mais dicas e conteúdo sobre mercado de trabalho, carreira e ensino superior, continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.