Como se preparar para conquistar uma carreira internacional

Avatar

carreira-internacional

Há alguns poucos anos, construir uma carreira internacional era um objetivo difícil de ser conquistado por uma maioria, devido a diferentes motivos.

Hoje, no mundo globalizado em que vivemos, essas dificuldades, de forma geral, não fazem mais parte da equação e o objetivo é cada vez mais palpável para profissionais de diferentes áreas.

Se você faz parte do grupo que tem como objetivo uma carreira internacional, fizemos uma lista de dicas para ajudar nessa empreitada, que apesar de ser hoje em dia mais acessível, ainda requer muito foco e dedicação.

Anote as dicas de como se preparar para uma carreira internacional:

  • Formação acadêmica

Ter uma formação acadêmica é essencial se você quer ter uma carreira internacional. Diferente de intercâmbio ou outros tipos de viagens, como para aprender um idioma, o foco disso é a carreira.

Se você está iniciando a sua formação acadêmica já com esse objetivo, o ideal é que busque cursos com alta demanda no mercado internacional, como na área de tecnologia, por exemplo.

Fazer uma formação em uma universidade fora do Brasil também é uma ótima opção para o currículo e para iniciar uma carreira internacional.

  • Idiomas

Nem seria preciso falar que saber o idioma do país onde se busca colocação é essencial, porém o que se vê muito são pessoas que dizem e acham ter fluência em outro idioma, porém na prática não têm.

Não é uma viagem a passeio e nem uma viagem para aprender outro idioma. É buscar uma vaga de trabalho em outro país.

Os especialistas indicam que o primeiro idioma seja o inglês, pois, independente do país, ele “abre portas”, e pode ser que não se tenha escolhido um país específico ainda.

Mas sabendo em qual país se deseja trabalhar, o ideal é ficar fluente na língua. E com fluente queremos dizer na fala e na escrita.

  • Pretensões

As pretensões, ou seja, suas ideias e vontades sobre como será essa carreira, definirão muitas das decisões a serem tomadas durante o caminho.

Quanto tempo deseja morar neste país? Qual idioma tem fluência ou aprenderia? Se adaptaria mais a qual tipo de clima? Enfim, entender tudo o que envolve a escolha é essencial e parte do sucesso.

Networking é indispensável em qualquer carreira e em qualquer país, porém nesse caso ele pode ser a chave que vai abrir essa porta.

Ter contato com pessoas que têm uma carreira internacional, ou que também estão nesse processo, além de colaborativo pode ser uma forma de acesso. Informações e trocas são importantes no mercado de trabalho, seja ele em que país for.

  • Autoconhecimento

Alguns podem estranhar esse item na lista, entretanto ele é fundamental. Quando alguém não se conhece de fato, ela toma atitudes que muitas vezes não condizem com quem ela é, com sua essência, com suas vontades.

Mudar de país e viver uma vida nova, em todos os aspectos, não é algo que se encaixa bem a qualquer tipo de pessoa. Não por falta de nenhum aspecto, mas sim por forma de ser, pensar e viver.

Mas só é possível saber se uma carreira internacional é algo bom e que trará sucesso quem se conhece, do contrário a carreira pode acontecer, porém, não trará coisas boas.

É preciso coragem para assumir suas vontades, traçar planos e executá-los. Portanto esse item é imprescindível nesta lista.

Claro que conquistar uma carreira internacional não depende somente desses itens, mas eles trarão o preparo necessário para que o candidato possa ingressar nessa jornada em busca desse desejo.

Agora, conte nos comentários se você tem mais algum item que acha essencial nesta lista?