Como se manter atualizado na sua área

Avatar
mulher-escolhendo-curso

O mercado de trabalho tem mudado cada vez mais rápido em todas as áreas de atuação e com isso o como se manter atualizado ronda a cabeça dos profissionais.

Não que antes a atualização não fosse importante, porém hoje ela é essencial. Mas o ponto positivo é que as oportunidades de atualização atualmente são muitas.

Primeiro passo é entender a necessidade de como se manter atualizado

Mais do que saber como se manter atualizado é entender que é preciso se manter atualizado. Não é conversa fiada, é necessidade num momento atual de muita competitividade.

Tendo em mente a importância, algumas dicas podem ajudar nessa “empreitada”.

  • Seja um profissional antenado

Estar atento às notícias relacionadas não só ao seu mercado de trabalho demonstra interesse e conhecimento. Essas características são bastante valorizadas e o diferencia dos demais.

  • Use as redes sociais a seu favor

Muitos grupos e páginas relacionadas à sua área de atuação estão nas redes sociais e participar delas é agregador.

Muitos insights são conseguidos lendo artigos, posts, comentários.

  • Não desperdice as oportunidades oferecidas pela sua empresa

A maioria das empresas oferece algum tipo de oportunidade de conhecimento para os colaboradores. Seja em forma de palestras, assinaturas de jornais e revistas ou até incentivos financeiros para a realização de cursos.

Essas oportunidades não devem ser desperdiçadas. Tanto pela importância de se manter atualizado, como para ser bem visto pelos colaboradores e gestores.

  • Tenha uma boa rede de networking

Ser bem relacionado dentro do mercado de trabalho, e não só na sua área de atuação, é um diferencial importante na carreira e que vai além do se manter atualizado. Boas relações

geram diferentes benefícios na vida profissional e também na pessoal.

  • Tenha objetivos claros com relação à sua carreira profissional

Quando se tem objetivos claros sobre aonde se quer chegar profissionalmente, fica muito mais fácil se manter atualizado e galgar os degraus necessários para alcançá-los.

Com os objetivos traçados não se perde tempo com cursos e estágios que não façam sentido no momento.

  • Estude outros idiomas

Há pouco tempo, diríamos para estudar um segundo idioma, porém atualmente no mercado o segundo idioma já é item básico do currículo. Para se diferenciar é preciso ir além.

  • Esteja atento ao mercado de trabalho

Se engana quem acha que não precisa estar atento às movimentações com relação às vagas e contratações. Ninguém sabe o dia de amanhã e nele pode ser preciso que você volte a buscar uma colocação.

Quem está atento ao mercado têm maiores chances de se recolocar com mais facilidade.

  • Faça cursos de atualização e extensão

Assim como em relação ao segundo idioma, nos dias de hoje a graduação é item básico do currículo. Os profissionais que querem se destacar precisam ter diferentes cursos no currículo.

Essas são algumas dicas que mostram como se manter atualizado pode ser mais simples do que parece.

Compreender que a atualização é item fundamental na lista dos bons profissionais é essencial.

O UniDomBosco possui uma vasta gama de cursos de extensão que vão te ajudar a estar sempre atualizado. Entre no site e saiba mais.