reconhecimento-profisisonal

A falta de reconhecimento profissional é algo que acomete uma boa parcela dos profissionais.

Um dos principais problemas disso é que acaba se tornando uma bola de neve onde, em determinado momento, o profissional acaba não rendendo tanto quanto gostaria ou deveria e, por consequência, o reconhecimento de fato não acontece.

Acaba se tornando um ciclo e não se consegue, muitas vezes, enxergar quando essa falta de reconhecimento se iniciou.

Existem, obviamente, profissionais que não estão em sua melhor fase e, por não enxergarem isso, acabam se sentindo frustrados e culpando uma falta de reconhecimento. Mas, na maioria dos casos, existe mesmo uma falta de valorização profissional por parte das lideranças.

Falta de reconhecimento é um termo até que abrangente e nele estão inseridos não só a falta de feedback, sejam eles positivos ou negativos, quanto às promoções, aumentos de salários, bônus.

Reconhecimento profissional é estímulo…

É um estímulo no ambiente profissional ter reconhecimento. Não podemos dizer que as pessoas não querem, não gostam e nem precisam da aprovação dos seus pares ou de seus líderes. É uma grande inverdade, além de que não deve ser visto como um problema

Todas essas formas de reconhecimento são, inclusive, combustível para um bom trabalho.

Se o profissional não está atingindo os objetivos que aquela empresa gostaria, é preciso que isso seja demonstrado, para que haja uma melhora ou uma escolha de que aquele não é o lugar ideal.

Manter um profissional que não rende bem ou não se encaixa bem na empresa, não é uma atitude inteligente e, ao não reconhecer aqueles que fazem um trabalho que se adeque à empresa, coloca todos no ponto morto. 

Ou seja, a falta de feedback faz com que os profissionais não saibam em que nível estão e todos eles se sentem não reconhecidos e, por consequência, deixam de dar o seu melhor

A insegurança no ambiente de trabalho gera uma baixa produtividade.

Esse é um grande alerta para aqueles que têm cargos de liderança.

Porém, como você que é profissional e está sentindo falta de reconhecimento pode agir?

No primeiro momento, é importante pensar que é preciso, sim, tomar uma atitude. Ficar esperando que o reconhecimento e os feedbacks venham, certamente não é a melhor atitude.

Então, o primeiro passo é buscar esse reconhecimento. Muitas vezes as pessoas em cargos de liderança não compreendem a importância dessa troca. Elas estão achando o trabalho bom, entendendo que tudo funciona bem, mas não percebem que precisam externar tudo isso. Talvez uma simples conversa com a liderança pode fazer com que essa atitude se modifique. 

Importante ressaltar que essa conversa deve ser feita com aqueles que têm o papel de liderança e que seriam os que deveriam trazer esses feedbacks. Conversar com colegas de trabalho, demonstrando sua insatisfação e seus receios, pode ser um caminho problemático.

Infelizmente, o mercado de trabalho é muito competitivo e uma conversa ou um desabafo como esses colegas pode chegar na liderança de uma forma equivocada e, ao invés de trazer os benefícios de uma conversa como a citada anteriormente, pode trazer grandes problemas.

Outra dica importante é manter-se sempre atualizado, buscar desenvolver-se profissionalmente, estar de fato apto a receber o reconhecimento pelo seu trabalho é essencial.

Muitas vezes não nos damos conta, mas estamos estagnados e essa falta de reconhecimento ou esse sentimento de inadequação no mercado profissional tem muita relação com isso.

O tempo passa muito rápido, o dia a dia corre de uma forma muito acelerada e muitas vezes nós, como profissionais, estamos de fato ficando para trás. 

Antes de buscar questões externas, como a falta de reconhecimento do outro, procure, inicialmente, as questões internas. Avalie seu posicionamento, os resultados que você tem mostrado. E se eles não forem os melhores na sua visão, corra atrás. Estude, se empenhe, melhore seus resultados. Não para receber o reconhecimento dos outros, mas, principalmente, para ter a certeza de que você merece esse reconhecimento que busca

E se, nesse processo, perceber que aquele local onde você se encontra de fato não é para você, pois você não consegue desenvolver todas as suas capacidades, não recebe nenhum tipo de feedback, mesmo depois de uma boa conversa, mude

Mude de trabalho, mude de ambiente. Busque o reconhecimento, mas, mais do que o reconhecimento externo das lideranças, busque o seu próprio reconhecimento. Essa forma de enxergar o reconhecimento profissional e as relações dentro do mercado de trabalho faz toda a diferença

Continue acompanhando as redes sociais e o blog da EPD para se manter sempre atualizado.

 

última atualização em: 7 de outubro de 2022