como-fazer-um-bom-curriculo

Como fazer um bom currículo é uma pergunta que a maioria das pessoas adultas já se fez, em algum momento da vida.

O currículo é um documento importante da vida profissional, pois pode ser o grande diferencial no momento da contratação.

Pesquisas dizem que os recrutadores demoram cerca de 10 segundos avaliando um currículo, na fase inicial. Por isso, ter as informações corretas, e na melhor ordem, é a diferença entre estar na pilha de análise ou de descarte.

Mas afinal, como fazer um bom currículo?

Vamos listar os itens importantes de serem apresentados em um currículo, por ordem em que devem aparecer.

Esses dados são essenciais para que a empresa possa entrar em contato com o candidato e obtenha informações básicas importantes.

Elas devem ser listadas de forma concisa e os itens devem ser: nome completo, data de nascimento, telefone, endereço (somente bairro e cidade são importantes), e-mail e Linkedin.

Linkedin é a rede social que deve ser citada no currículo, por ela ter foco profissional. É importante que o seu perfil esteja atualizado. Se quiser dicas de como montar um bom perfil de Linkedin, esse artigo pode ajudar.

Esse item é importante e varia de acordo com a empresa e cargo que procura.

Também deve ser colocado de forma concisa. Se a empresa apresenta uma vaga específica, coloque a sua pretensão por ela. Caso não tenha, coloque em qual segmento/ setor gostaria de atuar.

Nesse item são apresentados os seus diferenciais para aquela vaga.

Podem ser colocadas tanto habilidades técnicas como domínio de outros idiomas e, programas, quanto competências gerais de liderança, inteligência emocional, oratória e outras.

Atualmente, a formação e o domínio real de outro idioma têm muito peso nas contratações. Então, coloque onde e quando se formou e nível de fluência.

Lembre-se de que deve ser focado no que será diferencial para aquela vaga pretendida.

Nesse item são citadas todas as formações e cursos que explicam a sua capacidade para a vaga e as habilidades e competências descritas anteriormente.

Elas devem ser listadas da mais recente para a mais antiga. Siga o padrão: nome da instituição de ensino – curso – ano de conclusão ou previsão de conclusão. No caso de cursos livres ou de extensão: nome da instituição de ensino – curso – carga horária – ano de conclusão.

Esse é um item muito importante e que demonstra a vivência profissional. Nesse item, os recrutadores percebem se o candidato, de fato, combina com o perfil da vaga.

Para essa lista, coloque: empresa onde atuou – mês e ano em que entrou – mês e ano em que saiu. Se ainda estiver trabalhando, substitua o ano e mês de saída pelo termo “atual”.

Como fazer um bom currículo é mais simples do que a maioria pensa, porém dar atenção a essas dicas faz muita diferença.

Anote essas dicas, faça hoje mesmo seu currículo e continue acompanhando o Blog UniDomBosco.