Como equilibrar vida pessoal e profissional

Avatar

como-equilibrar-vida-pessoal-e-profissional

Como equilibrar vida pessoal e profissional talvez seja um dos principais dilemas do mundo moderno.

Nunca se trabalhou tanto. Nunca o trabalho esteve tão presente na vida cotidiana. Enfim, nunca foi tão difícil equilibrar essa balança.

Mas é preciso continuar tentando, pois sabemos da importância desse equilíbrio para uma vida mais saudável, não só física quanto emocionalmente.

Por isso, separamos algumas dicas que são bem úteis nessa tarefa, nem sempre simples, de equilibrista.

  • Tenha uma boa gestão do tempo

Uma boa gestão do tempo é mais do que essencial para quem quer ter bons resultados. Um bom profissional sabe gerir bem o seu tempo, de forma a organizar sua agenda de forma produtiva.

Importante sempre lembrar que produtividade não é sempre estar ocupado. Produtividade tem relação com como se ocupa o tempo e os resultados gerados.

  • Aprenda a delegar

Uma das principais dificuldades daqueles que não conseguem equilibrar vida pessoal e profissional é delegar.

Aprender a delegar é essencial. Quando aprendemos isso, entendemos que mesmo que sejamos muito bons, não somos os únicos e que certamente existe alguém que faz o que fazemos, no mínimo, tão bem quanto nós.

E entender isso não nos torna profissionais menos qualificados, nos torna mais sábios. Delegar é sabedoria e faz com que seja possível ter mais tempo.

  • Organize o tempo da vida pessoal como organiza o da vida profissional

Essa dica talvez seja das mais importantes e por isso também é das mais difíceis. É muito fácil e simples montar um grande planejamento, uma agenda organizada com os compromissos da vida profissional e cumpri-los.

Cumpri-los mesmo que precise ficar mais tempo trabalhando, deixando de fazer coisas da vida pessoal.

Mas ao contrário, a grande maioria não consegue fazer. Montar um planejamento da vida pessoal e cumpri-lo à risca parece para muitos até errado.

Porém, quando se organiza a vida pessoal assim como a vida profissional, é possível perceber que ambas precisam ser valorizadas e, aos poucos, isso se torna uma rotina na qual um cronograma não ultrapassa o outro e até colaboram.

Existe um segredo para equilibrar vida pessoal e profissional?

Talvez alguns gurus por aí digam que existe um segredo, mas na prática o que existe é a vontade de fazer dar certo.

Alguns momentos da vida requerem que a vida profissional tenha um grande peso, assim como passamos por momentos pessoais que nos levam a focar maior atenção nela.

O equilíbrio, na verdade, está em se atentar a esses momentos e não deixar a famosa peteca cair e deixar que uma parte da vida atrapalhe a outra.

Estamos vivendo um momento delicado em que muitas pessoas passaram a trabalhar em home office, o que fez com que a vida profissional e pessoal se fundissem e, com isso, vieram muitos desequilíbrios para alguns e equilíbrio para outros.

Não existe certo e errado quando se trata do que é equilíbrio. É preciso que cada um observe o que faz sentido para sua jornada pessoal e profissional e busque, da melhor forma, equilibrá-la, mantendo-a saudável.

Gosta dos nossos conteúdos? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.