Araia Unidombosco

como-conciliar-trabalho-e-estudo

Como conciliar trabalho e estudo é uma tarefa que requer atenção, em qualquer fase da vida. Seja quando se é um jovem universitário ou um profissional com muitos anos de trabalho, se especializando.

Não é uma tarefa simples pois ambas as atuações precisam de dedicação e esforço. Porém, é possível realizar as duas da melhor forma e, principalmente, sem prejudicar as outras áreas da vida.

Separamos algumas dicas que vão colaborar no como conciliar trabalho e estudo

Organizar um cronograma da rotina diária e das entregas mensais é essencial. Ao fazer isso, é possível enxergar de forma clara e precisa o que precisa ser feito, qual o tempo disponível e então organizar tudo da melhor forma.

Saber estabelecer prioridades é o diferencial no como conciliar trabalho e estudo.

Entender o conceito de urgente e importante colabora nessa organização. Todas as suas tarefas são importantes, porém nem todas são urgentes. Ao montar o cronograma, é preciso organizar as atividades pensando nisso.

Um bom controle de finanças é essencial não só nesse momento, mas nesse se torna imprescindível. Os estudantes que trabalham para poder manter os estudos, principalmente, precisam ter um bom controle para não correr o risco de terem problemas que os façam abandonar os estudos, ou ter que trabalhar muitas horas a mais, prejudicando os estudos.

A tecnologia é uma grande aliada na vida atual.

Cursos EAD podem ser um ótimo caminho para quem precisa conciliar trabalho e estudo. O tempo de deslocamento e os gastos extras com alimentação e transporte sempre foram grandes questões para quem vive esse momento.

Além disso, a tecnologia pode colaborar na organização do cronograma de estudos, do controle das finanças, do cuidado com a saúde.

Manter a saúde em dia faz parte do como conciliar trabalho e estudo. A saúde é um dos pilares de qualquer construção de sucesso.

Dormir uma quantidade de horas suficiente para descansar o corpo e a mente, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas são práticas que colaboram para o melhor desempenho em todas as áreas da vida.

Uma das maiores reclamações de quem concilia as duas coisas é não ter tempo para a vida pessoal. As relações e os hobbies acabam sendo deixados de lado e isso pode trazer muitos problemas.

É essencial que se dê atenção à vida pessoal. Crie momentos de lazer, saia com família e amigos. A balança da vida precisa estar sempre equilibrada.

Dê atenção aos detalhes e terá sucesso na carreira e nos estudos

Aqueles que dão atenção a esses itens, que podem ser considerados detalhes, certamente terão sucesso em ambos.

Quando se entende que tanto trabalho quanto estudos são importantes e que se organizar é a chave para o sucesso, o processo parece mais simples e os resultados aparecem.

Se quer saber como ter uma organização de estudos mais produtiva leia esse artigo.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.

última atualização em: 15 de dezembro de 2021