marketing

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor, a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o interesse do público.

O marketing então engloba muitos estudos e capacita profissionais que podem atuar em diferentes áreas do mercado.

Mas o que se aprende no curso de Marketing?

Primeiramente, é preciso esclarecer que esse curso pode ser ofertado tanto como bacharelado como tecnólogo e que o do UniDomBosco é de formação tecnólogo.

Se quiser entender melhor a diferença, leia este artigo: https://www.unidombosco.edu.br/blog/bacharelado-licenciatura-ou-tecnologo/

É um curso na modalidade EAD e tem duração de 2 anos.

Nele. os estudantes aprenderão disciplinas como:

O curso de Marketing do UniDomBosco, além de tratar dos fundamentos básicos do marketing, como praça, preço, promoção e produto, trata também de temas contemporâneos que envolvem tecnologia e inovação, como marketing digital, marketing social e inteligência de mercado.

Quais áreas de atuação para esse profissional?

O mercado na área de marketing é bastante amplo e, inclusive, apresenta grande crescimento devido às novas tecnologias.

Vamos citar algumas áreas nas quais esse profissional pode atuar em diferentes tipos de empresas e, também, de forma autônoma.

Atuação direta em agências de publicidade ou dentro de empresas nos setores de marketing.

O trabalho vai desde a elaboração e criação de campanhas e produtos até a execução de determinadas ações, passando por orçamentos, análise de dados, entre outros.

É a área do marketing que tem crescido muito nos últimos anos e trazido muitos profissionais para ela.

Assim como na publicidade, a atuação pode ocorrer em agências e empresas, mas o que se tem visto são muitos profissionais atuando de forma autônoma, principalmente para pequenos negócios e profissionais liberais.

A consultoria é uma área em crescimento. Profissionais dos mais diferentes nichos têm se dedicado a ajudar outros profissionais em empresas, com sua expertise sobre o mercado e sua área.

No marketing não é diferente e essa atuação tem crescido bastante.

O mercado de eventos é um vasto campo de atuação para os profissionais de marketing. Mesmo durante a pandemia, isso não se modificou, já que a reinvenção aconteceu e os eventos online surgiram e, em muitos mercados, vieram para ficar.

A atuação pode ir desde a elaboração total do evento ou apenas partes específicas.

É uma área bem específica dentro do marketing, mas que requer muitos estudos e análises e, por isso, muitas vezes as empresas e até mesmo as agências buscam profissionais específicos para essa atuação.

Também é uma área bastante específica e que ao longo dos anos tem tido bastante destaque.

O personal branding, por exemplo, que é o estudo e desenvolvimento das marcas pessoais, é uma das atuações mais comuns de quem se especializa nessa área.

A dobradinha marketing e vendas é essencial para qualquer negócio e o mercado tem visto muitos vendedores se especializarem em marketing e, com isso, trazido muito valor e maiores resultados pessoais e para suas empresas.

Poderíamos listar várias outras áreas de atuação do profissional de Marketing no mercado atual, mas vamos deixar para que vocês, nos comentários, façam isso.

Escreva outras áreas de atuação e continue acompanhando o Blog.

 

 

 

última atualização em: 31 de maio de 2022