Como atua quem se forma em Marketing

Avatar

Podemos dizer que o marketing é uma área atualmente bastante conhecida. Profissionais formados nas mais diferentes graduações estão hoje percebendo a importância de entender melhor do que se trata para ajudá-los em sua carreira. Além de muitos estudantes de Ensino Médio que descobrem a versatilidade desse campo ́ profissional.

Devido  a tudo isso, a procura por cursos na área tem crescido bastante e o UniDomBosco, para atender esse mercado, possui cursos tanto de graduação, quanto de pós-graduação nessa área.

O que é Marketing?

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos de um mercado consumidor, a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o interesse do público.

O marketing, então, engloba muitos estudos e capacita profissionais que podem atuar em diferentes áreas do mercado.

Como é o curso de graduação do UniDomBosco?

O UniDomBosco oferece o curso de graduação tecnólogo, com duração de 2 anos, na modalidade EAD.

O curso do UniDomBosco, além de tratar dos fundamentos básicos do marketing, como: praça, preço, promoção e produto, trata também de temas contemporâneos que envolvem tecnologia e inovação, como marketing digital, marketing social e inteligência de mercado.

Durante o curso os estudantes aprenderão as seguintes disciplinas:

  • Comunicação Empresarial 
  • Cenários Socioeconômicos 
  • Cultura e Sociedade 
  • Empreendedorismo e Inovação 
  • Orientação Profissional e de Carreira 
  • Ética 
  • Fundamentos de Marketing 
  • Marketing de Produtos e Serviços 
  • Canais de Marketing 
  • Marketing de Varejo 
  • Comunicação Integrada de MKT 
  •  Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 
  • Estatística Aplicada 
  • Inteligência de Mercado
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor 
  • Gestão de Vendas e Relacionamento 
  • Gestão de Preços  
  • Planejamento Estratégico de MKT 
  • Gestão Estratégica de Marcas 
  • Marketing Social 
  • Marketing Digital 
  • Projeto Integrador – Gestão de Projetos 
  • Tópicos Contemporâneos em Marketing

Um dos diferenciais do curso são as formações intermediárias que proporcionam ao profissional ingressar no mercado de trabalho antes  mesmo de concluir o curso todo. 

Ao final do segundo semestre, a formação intermediária é de Analista de Produto e, ao final do terceiro semestre, a formação intermediária é de Analista Comercial de Relacionamento.

A coordenação do curso é do professor Rodrigo Fernandes Pissetti.

O UniDomBosco oferece, também, a graduação em Marketing digital.

profissionais-de-marketing

Como é o mercado de trabalho para o formado na graduação em Marketing?

De acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, o estudante do Curso Superior de Tecnologia em Marketing desenvolve competências para gerenciar produtos, serviços e marcas; supervisionar atividades de marketing; coordenar equipes de marketing; planejar estratégias de comunicação com os consumidores; assessorar dirigentes de marketing; planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado; identificar e analisar canais de distribuição; avaliar aspectos econômico-financeiros. Na Classificação Brasileira de Ocupações, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing exerce a profissão de analista de marketing ou administrador de marketing. Esse profissional pode trabalhar em empresas do setor produtivo, comércio e serviços, institutos e centros de pesquisa, empresas de marketing e instituições de ensino.

Diante disso e da realidade atual do mercado, o campo de atuação é bastante vasto devido ao grande número de empresas e de profissionais que buscam esse tipo de serviço.

A média salarial do analista de marketing é de R$ 4800,00.

Saiba mais: 5 dicas para conseguir bons estágios

Quais áreas de atuação para esse profissional?

O mercado na área, como já citado, é bastante amplo e, inclusive, apresenta grande crescimento devido às novas tecnologias.

Vamos citar algumas áreas nas quais esse profissional pode atuar em diferentes tipos de empresas e, também, de forma autônoma.

  • Publicidade

Atuação direta em agências de publicidade ou dentro de empresas nos setores de marketing.

O trabalho vai desde a elaboração e criação de campanhas e produtos até a execução de determinadas ações, passando por orçamentos, análise de dados, entre outros.

  • Marketing digital

É a área do marketing que tem crescido muito nos últimos anos e trazido muitos profissionais para ela.

Assim como na publicidade, a atuação pode ocorrer em agências e empresas, mas o que se tem visto são muitos profissionais atuando de forma autônoma, principalmente para pequenos negócios e profissionais liberais.

  • Consultoria

A consultoria é uma área em crescimento. Profissionais dos mais diferentes nichos têm se dedicado a ajudar outros profissionais em empresas, com sua expertise sobre o mercado e sua área.

No marketing não é diferente e essa atuação tem crescido bastante.

  • Eventos

O mercado de eventos é um vasto campo de atuação para os profissionais de marketing. Mesmo durante a pandemia isso não se modificou, já que a reinvenção aconteceu e os eventos online surgiram e, em muitos mercados, vieram para ficar.

A atuação pode ir desde a elaboração total do evento ou apenas partes específicas.

  • Pesquisa de mercado

É uma área bem específica dentro do marketing, mas que requer muitos estudos e análises e, por isso, muitas vezes as empresas, e até mesmo as agências, buscam profissionais específicos para essa atuação.

  • Marca/branding

Também é uma área bastante específica e que ao longo dos anos tem tido bastante destaque.

O personal branding, por exemplo, que é o estudo e desenvolvimento das marcas pessoais, é uma das atuações mais comuns de quem se especializa nessa área.

  • Vendas

A dobradinha marketing e vendas é essencial para qualquer negócio e o mercado tem visto muitos vendedores se especializarem em marketing e, com isso, trazido muito valor e maiores resultados pessoais e para suas empresas.

Poderíamos listar várias outras áreas de atuação do profissional de Marketing no mercado atual, mas vamos deixar para que vocês, nos comentários, façam isso.

Quais as opções de pós-graduação?

Como já citado, além das graduações são oferecidos no UniDomBosco cursos de pós-graduação. Conheça um pouco deles:

Pós-graduação EAD, com duração de 6 meses.

Pós-graduação EAD, com duração de 13 meses.

Pós-graduação presencial, com duração de 13 meses. O campus do UniDomBosco é localizado em Curitiba- Paraná.

Para conhecer melhor cada um desses cursos, acesse o site do UniDombosco.