Como atua o profissional de Serviço Social

Escolher o curso de graduação não é certamente a escolha mais fácil de ser feita, seja quando ela é ao final do Ensino Médio ou mais para frente.

Muitas ideias passam na cabeça, muitas sugestões são dadas, algumas ou várias dúvidas surgem e tudo isso é mais do que normal.

Nem sempre o que gostamos de fazer se encaixa em um curso específico ou até mesmo não sabemos de verdade o que gostamos ou nos interessamos.

Um caminho bastante sugerido e que ajuda muitos estudantes são os testes vocacionais.

Conhecer melhor cada tipo de curso e suas formas de atuação podem colaborar bastante também nessa escolha.

Saiba mais: 7 dicas de como escolher a carreira certa

Neste artigo vamos falar sobre a graduação em Serviço Social.

O curso de graduação em Serviço Social é bastante tradicional e forma muitos profissionais todos os anos.

Para quem tem interesse nessa área e quer saber mais como é a atuação nela, esse artigo vai ser interessante.

Como é a graduação do UniDomBosco?

A graduação em Serviço Social é uma das opções de cursos na área de humanas.

O curso do UniDomBosco tem duração de 4 anos, na modalidade EAD, com obrigatoriedade de estágio supervisionado e entrega de trabalho de conclusão de curso.

O curso de Serviço Social forma a/o profissional Assistente Social com capacidade de realizar ações comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da população e, voltadas à defesa da vida e dos direitos humanos em diversos contextos sociais.

Durante esse período o estudante terá contato com as seguintes disciplinas:

• Libras
  • Políticas Públicas e Desenvolvimento Urbano e Rural
  • Organizações Sociais, Terceiro Setor e Serviço Social
  • Serviço Social, Instrumentalidade, Vida e Carreira

A coordenação do curso é da professora Desiree Albuquerque Biasoli.

principais-areas-de-atuacao-do-profisisonal-formado-em-serviço-social

Mas, afinal, o que faz um profissional de Serviço Social e onde atua?

Esse profissional atua com planejamento, implementação, coordenação e avaliação de políticas e projetos sociais que buscam ajudar pessoas e comunidades.

Com isso, a atuação ocorre em diferentes áreas e tipos de instituições, tanto no âmbito particular quanto público.

O profissional pode atuar nas áreas de:

·        Assistência Social

Essa atuação ocorre em empresas privadas, órgãos públicos ou organizações não-governamentais, tendo como principal objetivo promover bem-estar físico, psicológico e social aos indivíduos, sejam eles de qualquer faixa etária.

Podemos citar como exemplo os cuidados em situações de risco, como abandono e maus tratos.

·        Educação

A atuação ocorre em instituições públicas ou privadas de todos os níveis de ensino. As principais atribuições são relacionadas aos programas de bolsas de estudos, financiamentos e cotas.

Porém, obviamente, a atuação pode ir além, colaborando com as famílias e a comunidade nas necessidades existentes.

·        Saúde

Os profissionais podem atuar também no sistema de saúde. Essa atuação ocorre de diferentes formas.

Podem ser o elo entre o sistema, os profissionais e o paciente, assim como aquele que orienta a população sobre os recursos de saúde aos quais tem direito.

Nessa atuação, os profissionais também trabalham criando e participando de campanhas como de vacinação, de prevenção de epidemias, de doenças transmissíveis e outras.

A média salarial varia muito dependendo da área de atuação e localidade, porém de acordo com a maior parte das pesquisas a área da saúde é a que possui os melhores salários.

Se interessou sobre o curso e a carreira? Acesse nosso site para saber mais.

Gosta de podcast?

O DOM universitário é o podcast do UniDomBosco e traz toda semana um episódio com temas interessantes para o meio acadêmico.

Todos eles valem a pena serem ouvidos, mas vamos destacar alguns que podem interessar vocês que gostam da área do serviço social.

O episódio 26 fala sobre os Direitos Humanos. As professoras Caroline Petian e Ana Zadra conversam sobre o tema de forma bastante inteligente.

No episódio 54,chamado “Proxemia, assertividade e cultura de paz”, o professor Eugênio Pereira explica teoricamente como as relações sociais têm impactado a humanidade e depois traz as definições de cada elemento do título conectando com o dia-a-dia. É um episódio que vale muito a pena.

Se você é dos que gosta de podcast, já coloca o DOM Universitário na sua lista de favoritos.

E para se manter sempre informado e conhecer mais sobre os outros cursos que o UniDomBosco oferece, continue acompanhando o blog.