Como aprender a administrar o tempo.

Você já se perguntou sobre como está usando o tempo? Em muitos momentos, 24 horas não parecem ser suficientes para tudo o que desejamos e precisamos fazer, mas com algumas mudanças de hábito é possível fazer o seu dia render mais.

Usar bem o tempo no trabalho e nas atividades pessoais é muito importante para a saúde mental e física, assim como para obter ótimos resultados em qualquer tipo de atividade. 

Se você quer colocar a cabeça no travesseiro sabendo que usou o tempo da melhor forma, leia essas sugestões de como administrar melhor o tempo.

Pense nas atividades

Assim que levantar da cama, comece a mentalizar todas as atividades que você terá no dia e as anote. Após isso, classifique o que é urgente e o que é importante, porém não urgente.

Tem gente que quer resolver todas as atividades de um mês em um dia e o resultado é fazer coisas que poderiam ter esperado no lugar daquelas que deveriam ter sido feitas. Entender a urgência ou não de cada atividade é essencial.

Distribua as atividades nas horas do dia

Você classificou as atividades do dia e viu que muitas delas (senão a maioria) são urgentes e precisam ser resolvidas naquele dia? Então será preciso considerar também as horas que cada uma delas exige. Saber estipular o tempo para realizar cada uma é essencial.

Assim que o tempo de cada atividade for definido, procure seguir “à risca” cada uma delas. 

Sobrando tempo, coloque na programação o que está na lista de importante, mas não urgente.

Peça ajuda

É natural acreditar que podemos realizar tudo o que precisamos sozinhos, mas isso nem sempre é possível e contar com a ajuda de outros pode ser indispensável. 

Saber delegar funções e distribuir atividades no trabalho ou dentro de casa pode modificar significativamente o rendimento do dia. 

Manter o ambiente organizado

Todo mundo gosta de trabalhar em um lugar limpo, onde há espaço e as coisas são fáceis de serem vistas e encontradas, porém nem todo mundo consegue ter essa organização. 

Não ter uma mesa de trabalho organizada, por exemplo, exige que você perca tempo procurando coisas e isso afeta sua produtividade. Aprenda a colocar tudo no devido lugar e deixar fácil aquilo que você mais usa. 

Aprender a administrar o tempo muda quem você é e abre novas oportunidades em sua vida. Ao entender como as horas são importantes, até dormir e se divertir com os amigos e família é feito da melhor forma. Compreender que ter organização do tempo e respeito ao planejamento não prende, mas liberta e faz toda a diferença na vida profissional e pessoal.

Você tem alguma outra dicas para compartilhar? Deixe nos comentários e continue seguindo o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para ver mais conteúdos.