Como aprender a administrar o tempo?

Avatar

Você já se perguntou sobre como está usando o tempo? Em muitos momentos, 24 horas não parecem ser suficientes para tudo o que desejamos e precisamos fazer, mas com algumas mudanças de hábito é possível fazer o seu dia render mais.
Usar bem o tempo no trabalho e nas atividades pessoais é muito importante para a saúde mental e física, assim como para obter ótimos resultados em qualquer tipo de atividade. 

Se você quer colocar a cabeça no travesseiro sabendo que usou o tempo da melhor forma, leia essas sugestões de como administrar melhor o tempo.

Afinal, como administrar melhor o tempo?

Administrar bem o tempo é uma habilidade crucial para alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, melhorar a produtividade e promover a saúde mental e física. Se você deseja otimizar seu dia e ter a sensação de dever cumprido ao final dele, aqui estão algumas sugestões que certamente te ajudarão:

  • Pense nas atividades

Assim que levantar da cama, comece a mentalizar todas as atividades que você terá no dia e as anote. Após isso, classifique o que é urgente e o que é importante, porém não urgente.

Tem gente que quer resolver todas as atividades de um mês em um dia e o resultado é fazer coisas que poderiam ter esperado no lugar daquelas que deveriam ter sido feitas. Entender a urgência ou não de cada atividade é essencial.

  • Distribua as atividades nas horas do dia

Você classificou as atividades do dia e viu que muitas delas (senão a maioria) são urgentes e precisam ser resolvidas naquele dia? Então será preciso considerar também as horas que cada uma delas exige. Saber estipular o tempo para realizar cada uma é essencial.

Assim que o tempo de cada atividade for definido, procure seguir “à risca” cada uma delas. 

Sobrando tempo, coloque na programação o que está na lista de importante, mas não urgente.

  • Peça ajuda

É natural acreditar que podemos realizar tudo o que precisamos sozinhos, mas isso nem sempre é possível e contar com a ajuda de outros pode ser indispensável. 

Saber delegar funções e distribuir atividades no trabalho ou dentro de casa pode modificar significativamente o rendimento do dia. 

  • Mantenha o ambiente organizado

Todo mundo gosta de trabalhar em um lugar limpo, onde há espaço e as coisas são fáceis de serem vistas e encontradas, porém nem todo mundo consegue ter essa organização. 

Não ter uma mesa de trabalho organizada, por exemplo, exige que você perca tempo procurando coisas e isso afeta sua produtividade. Aprenda a colocar tudo no devido lugar e deixar fácil aquilo que você mais usa. 

  • Aprenda técnicas de produtividade

Explore técnicas de gestão de tempo, como, por exemplo, a técnica pomodoro, que divide o tempo em intervalos focados (geralmente 25 minutos) seguidos por pausas curtas. Busque conhecer técnicas e experimente essas diferentes abordagens para descobrir qual funciona melhor para você.

mulher-olhando-para-o-celular-e-o-relogio
  • Defina  metas realistas

Um dos grande erros da maioria das pessoas é estabelecer metas irreais.Diante disso, pare, pense e estabeleça metas alcançáveis para cada dia. Ao definir expectativas realistas, você reduz a pressão sobre si mesmo e evita a sensação de sobrecarga.

  • Aprenda a dizer não

Reconhecer seus limites é crucial. Aprender a dizer não para atividades ou compromissos que não contribuem para seus objetivos ajuda a manter o foco no que realmente importa, além dos muitos benefícios emocionais,

  • Automatize tarefas

Identifique tarefas recorrentes e busque maneiras de automatizá-las. As ferramentas e aplicativos são bons exemplos que podem ser dados e que são aliados poderosos para economizar tempo em atividades rotineiras.

  • Aperfeiçoamento contínuo

Avalie periodicamente sua abordagem de gerenciamento de tempo e ajuste-a conforme necessário. O que funciona hoje pode não ser eficaz amanhã, e só o aprimoramento contínuo é que garante que você se mantenha sempre produtivo.

  • Desconexão digital

Reserve períodos do dia para se desconectar dos dispositivos eletrônicos. Essa pausa ajuda a reduzir distrações, além de melhorar a concentração nas tarefas importantes.

  • Cuidado com o esgotamento

Reconheça os sinais de qualquer tipo de esgotamento, como, burnout, e reserve tempo para descanso e lazer. Manter o equilíbrio saudável das atividades é vital para um gerenciamento de tempo sustentável.

  • Aprender com a experiência

Analise suas experiências diárias, identifique o que funcionou e o que pode ser melhorado, e aplique esses insights no futuro.Ao incorporar essas práticas em sua rotina, você estará mais bem preparado para enfrentar os desafios diários, alcançar seus objetivos e desfrutar de uma vida mais equilibrada e produtiva. Aprender a administrar o tempo muda quem você é e abre novas oportunidades em sua vida. Ao entender como as horas são importantes, até dormir e se divertir com os amigos e família é feito da melhor forma. Compreender que ter organização do tempo e respeito ao planejamento não prende, mas liberta e faz toda a diferença na vida profissional e pessoal.
Você tem alguma outra dicas para compartilhar? Deixe nos comentários e continue seguindo o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para ver mais conteúdos.