Carta de apresentação: saiba como fazer

Avatar

A maioria dos profissionais que já enviou um currículo para uma seleção de vagas se deparou com a opção de enviar conjuntamente uma carta de apresentação.

Mas muitos não sabem o que é uma carta de apresentação, qual objetivo e importância que ela tem em um processo seletivo profissional.

O que é uma carta de apresentação?

Uma carta de apresentação, como o próprio nome diz, é uma carta que apresenta o candidato ao profissional que está fazendo a seleção.

Essa apresentação deve ser pensada de forma que aquele que lê sinta que, de fato, conhece aquele profissional e que ele atende às demandas daquela vaga e se encaixa  nela.

Percebem como a carta de apresentação pode ser aquele diferencial que o currículo não traz?

Primeiramente, porque o currículo traz basicamente as hard skills, ou seja, as habilidades técnicas conquistadas por meio de estudos e cursos. E mesmo que no seu modelo de currículo contemple as suas soft skills, que são as habilidades comportamentais, elas são colocadas em uma lista. Normalmente as soft skills são avaliadas por meio de testes e dinâmicas, porém por meio de uma boa carta de apresentação já é possível identificar algumas delas.

Segundo, porque o currículo é um instrumento de descrição de informações e já a carta possibilita por meio do texto que essas informações sejam destrinchadas.

Importante ressaltar que a carta de apresentação é um complemento ao currículo e, obviamente, não o substituiu. Num currículo bem elaborado é possível colocar as informações essenciais da melhor forma.

Detalhando hard e soft skills

Habilidades “hard” (também conhecidas como habilidades técnicas) e habilidades “soft” (também conhecidas como habilidades interpessoais) são dois tipos distintos de competências que as pessoas podem ter. Vamos explorar cada uma delas com exemplos:

  • Habilidades Hard (Técnicas):

Definição: São habilidades específicas e mensuráveis relacionadas a tarefas ou conhecimentos técnicos.

Exemplos:

Programação de Computadores: Capacidade de escrever código em linguagens como Java, Python ou C++.

Conhecimento em Software Específico: Competência em usar softwares específicos, como Photoshop, Excel ou AutoCAD.

Conhecimentos Técnicos em Engenharia: Entendimento profundo de princípios de engenharia, cálculos estruturais, etc.

Habilidades Linguísticas: Fluência em várias línguas.

Conhecimentos de Análise Financeira: Capacidade de analisar balanços, demonstrações de resultados, etc.

  • Habilidades Soft (Interpessoais):

Definição: São habilidades relacionadas ao comportamento, atitudes e habilidades sociais, que são mais difíceis de quantificar.

Exemplos:

Comunicação Eficaz: Capacidade de transmitir informações de maneira clara e compreensível.

Trabalho em Equipe: Habilidade de colaborar e trabalhar harmoniosamente com colegas.

Empatia: Capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros.

Resolução de Conflitos: Habilidade de lidar com conflitos de maneira construtiva.

Liderança: Capacidade de inspirar, motivar e guiar outros.

É importante notar que, um equilíbrio entre habilidades hard e soft é essencial para o sucesso em muitas profissões. As habilidades técnicas podem fornecer a base necessária para realizar tarefas específicas, enquanto as habilidades interpessoais são cruciais para colaboração eficaz, liderança e sucesso em ambientes de trabalho dinâmicos.

dicas-para-fazer-uma-carta-de-apresentacao

Como fazer uma boa carta de apresentação?

Uma carta de apresentação deve ser personalizada, tanto levando em conta as habilidades e conhecimentos de quem está escrevendo a carta, quanto a empresa e a vaga preterida.

Ou seja, é preciso elaborar uma carta de apresentação para cada vaga que se candidata. Um simples “copia e cola” não atingirá o objetivo da carta.

Ela pode ser escrita tanto em um documento à parte, quanto no próprio corpo do e-mail, nos casos do currículo ser enviado por esse meio.

A linguagem a ser utilizada na carta deve levar em consideração o tipo de empresa e cargo a ser pretendido. Se souber o nome da pessoa que está realizando o processo, pode endereçar a carta a ela, o que traz uma proximidade e cuidado que são valorizados.

No decorrer da carta é essencial expor e demonstrar suas hard skills que se relacionam à vaga, como por exemplo fluência e experiência em outro idioma.

As soft skills também precisam ser demonstradas na carta, analisando quais se encaixam melhor na vaga pretendida. Se for um cargo de liderança, por exemplo, citar boa capacidade de comunicação e de delegação é interessante.

É importante também deixar claro, de alguma forma, que foi feita uma análise sobre a empresa e a vaga, e quanto seu perfil se encaixa nelas.

O último detalhe, mas não menos importante, é que se você tiver uma recomendação, esse é o momento de citá-la. Ou seja, se alguém te indicou para aquela vaga e esse alguém, obviamente, for de relevância para ela, em algum momento da carta isso deve ser dito.

E como fazer um bom currículo?

Obviamente que vamos dar algumas dicas de como fazer um bom currículo, para que você que está em busca de uma vaga, e já sabe da importância de uma carta de apresentação, poder fazer os dois da melhor forma.

Um currículo bem estruturado pode aumentar suas chances de ser chamado para entrevistas. Veja algumas dicas para criar um currículo eficaz:

  • Informações pessoais: Coloque seu nome completo, endereço, número de telefone e endereço de e-mail atual. Não é necessário colocar informações como estado civil ou número de documentos.
  • Objetivo profissional: Escreva um breve parágrafo destacando suas principais habilidades (soft skills). Neste resumo você pode falar sobre que tipo de cargo busca.
  • Experiência profissional: Faça uma lista das suas experiências profissionais em ordem cronológica inversa (do emprego mais recente ao mais antigo). Nela coloque o nome da empresa, seu cargo, o período em que trabalhou e uma breve descrição de suas responsabilidades e realizações.
  • Formação: Faça uma lista de suas qualificações acadêmicas, começando pela mais recente. Coloque  o nome da instituição, o nome e tipo de curso e a data de conclusão. 
  • Habilidades e competências: Destaque as habilidades relevantes para o cargo pretendido, como idiomas, conhecimentos em software específicos, habilidades técnicas e soft skills, como por exemplo, comunicação, liderança, trabalho em equipe.
  • Certificações e treinamentos: Neste item inclua quaisquer certificações profissionais ou treinamentos relevantes para o cargo pretendido.
  • Personalização: Personalize o currículo para cada vaga que se candidatar, destacando as habilidades e experiências mais relevantes. Isso é um bom diferencial.

Por fim, evite fazer mais do que duas páginas, utilize uma fonte simples como Arial e faça uma boa revisão ortográfica e gramatica.

Agora, conte nos comentários se você sabia da importância de uma carta de apresentação em um processo seletivo.

E para estar sempre por dentro dos assuntos relacionados ao mercado de trabalho, continue acompanhando o Blog e o Linkedin do UniDomBosco.