Afinal, o que é geração x, y e z?

Avatar
imagem-representativa-da-geracao-x-y-z

Com toda certeza você já escutou falar sobre geração x, y e z e tentou entender o porquê dessa classificação e a qual delas você pertence.

Essa classificação é usada para diferenciar pessoas que nasceram em épocas diferentes e por isso possuem características, hábitos e costumes também diferentes.

Essas diferenças estão sendo bastante estudadas pelos especialistas e por isso, também, o motivo de serem tão faladas.

Esses estudos levaram a essa classificação e ela tem sido usada no mercado de trabalho, por exemplo.

Vamos entender melhor?

  • Geração x

Nascidos entre 1965 e 1984.

As principais crenças e convicções são: meritocracia, respeito à hierarquia e estabilidade financeira.

É uma geração que viveu a fase hippie, assim como o surgimento de várias inovações tecnológicas.

Autossuficiência, flexibilidade e criatividade fazem parte das características dessa geração.

Creem na força do trabalho duro para conquistar o que desejam.

  • Geração y

Os também conhecidos como Millennials, nasceram entre 1985 e 1999.

Viveram o avanço econômico dos anos 90, assim como um alto avanço tecnológico. Isso causou muitas mudanças no trabalho, como novas profissões e descartes de outras devido à automação. É uma geração criada com mais facilidades oferecidas pelos pais, que queriam proporcionar uma vida melhor aos filhos.

Características marcantes dessa geração são: capacidade de exercer e realizar várias funções, procura pelo rápido crescimento financeiro e profissional, alta competitividade, dificuldade de subordinação, superficialidade nas relações, necessidade de feedback, individualismo.

  • Geração z

Também chamados de iGeneration, eles são os nascidos a partir dos anos 2000.

É a geração que nasceu usando a internet e com isso tem alta capacidade de busca de informações. São muito conectados, realistas e com forte senso de responsabilidade com causas sociais e ambientais.

Dentre as principais características estão: crença na flexibilização das relações, poder do networking, atuação em várias funções e profissões e uso da tecnologia na carreira.

Mas por que é importante entender sobre isso?

Primeiramente para compreender melhor características próprias e depois para compreender melhor aqueles que o cercam, principalmente no mercado de trabalho.

Nele estão profissionais das três gerações e, sabendo como elas são, como agem e seus pontos fortes e fracos, é possível atuar de forma mais positiva e colaborativa.

Tenha você o cargo de gestor, que precisará saber coordenar profissionais de todas as gerações, ou seja você um dos profissionais liderados, que precisa compreender seu líder e atuar de forma coesa com os outros profissionais

Muitas empresas, inclusive nos seus recrutamentos, levam essa análise em consideração, buscando formar equipes de acordo com suas características e as necessidades da empresa.

Obviamente, existem as características individuais e de adaptação dos profissionais. Essa análise é mais uma das várias utilizadas quando se trata de recrutamento para o mercado de trabalho.

Agora já sabe de qual geração é e quais suas principais características? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais.