Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


eventos-presenciais

A pandemia fez com que todos os tipos de eventos presenciais fossem cancelados e, neste ano de 2022, a maioria deles está retornando.

Nesse artigo queremos falar sobre os eventos presenciais relacionados aos estudos e conhecimento. Congressos, simpósios, seminários, palestras, workshops. Eventos que têm vários objetivos, porém, como principal, proporcionar a difusão de conhecimento.

Você é adepto desse tipo de evento?

Se não é, deveria. E vamos mostrar vários motivos pelos quais você deve ficar atento a eles e começar, o quanto antes, a frequentar.

Se o principal objetivo desses eventos é a difusão do conhecimento, realmente é um dos principais motivos pelos quais você deveria participar

Eventos como congressos, simpósios e seminários, normalmente trazem conteúdos inovadores. Ou seja, assuntos que estão sendo debatidos naquele momento e que, muitas vezes, são pesquisas e discussões inéditas.

Em sala de aula, os conteúdos que são trabalhados pelos professores, em sua maioria, são conteúdos já cristalizados e definidos há algum tempo e, por isso, a maioria deles se encontra nos livros.

Ao frequentar esses eventos, é possível fazer parte da construção e da vanguarda dentro de sua área. Se inteirando sobre temas e assuntos que, muitas vezes, só estarão nos livros muitos anos depois.

Além disso, existe a possibilidade de escutar e debater com, inclusive, os profissionais que escreveram ou participaram da construção de muitos materiais que são usados nas salas de aula.

O networking é o famoso “trocar figurinhas” ou fazer e ampliar uma rede de contatos. Ou seja, é um momento de conhecer novas pessoas dentro de sua área. Conversar com elas, trocar ideias, fazer contatos.

Tudo isso é essencial em qualquer carreira. Em algum momento, bons contatos farão diferença.

Engana-se quem acha que, só porque estamos 24 horas conectados pelas redes sociais, o networking presencial não existe mais. Claro que as relações virtuais tomaram uma proporção muito grande nos últimos anos, porém nada substitui o conhecer e olhar nos olhos. E esse contato, feito pessoalmente nesses locais, ajuda, inclusive, a aumentar e manter as redes que usamos virtualmente. 

Principalmente para os estudantes e profissionais em início de carreira, participar desses eventos traz um grande diferencial nos currículos.

Além de demonstrar interesse em se manter sempre atualizado, em muitos casos esses certificados são utilizados como pontos extras na graduação e, até mesmo, em alguns processos seletivos e concursos.

Já está querendo participar de eventos presenciais, não é mesmo? Um bom conselho para se manter sempre informado sobre esses eventos é estar atento aos comunicados da própria instituição de ensino e nos sites dos conselhos profissionais e sindicatos da sua área de atuação.

Além, claro, de manter contato com outros colegas de curso e/ou profissionais da área. Essas boas dicas sempre são divulgadas, de uma forma ou outra, em grupos profissionais.

Aproveite este final de ano letivo, já busque informações sobre os eventos que acontecerão no próximo ano e use todas essas vantagens de forma bastante positiva e benéfica na sua carreira.

Qual foi o último evento presencial desse tipo de que você participou? Escreva nos comentários.

 

 

 

última atualização em: 6 de setembro de 2022