Graduação EAD
Graduação EAD

Qual a importância do Enem

Todos os estudantes que estão no Ensino Médio já ouviram falar sobre a importância do Enem. Mas será que de fato todos sabem exatamente qual a finalidade do exame e o quanto atualmente ele é importante para o acesso a uma faculdade?

O que é o Enem?

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao final desse ciclo. Em 2004, passou a ser utilizado pelas faculdades como uma das ferramentas de ingresso.

Com a inclusão no SISU, em 2010, passou a ser considerado o maior e mais completo exame educacional do país. Somente pelo seu histórico já vemos a importância do Enem, porém, na prática, ela é bem maior.

Como o Enem colabora para que os alunos ingressem nas faculdades?

O fator de relevância número um da importância do Enem tem relação com a melhora na capacidade e qualidade do estudo e dos estudantes. O fato de terem que prestar um exame, que traz a possibilidade real de ingresso em uma faculdade, faz com que a dedicação aos estudos seja elevada.

Um segundo fator tem relação certamente com a possibilidade de ingresso nas faculdades utilizando total ou parcialmente a nota do Enem.

E o terceiro, e não menos importante, tem relação com a possibilidade relacionada aos programas de bolsas nas faculdades. Essa iniciativa traz oportunidades a muitos estudantes que jamais, em outras épocas, conseguiriam cursar uma faculdade, de fazê-lo.

Quais programas de bolsas utilizam o Enem?

Como foi salientado, a importância do Enem tem vários fatores e o dos programas de bolsas é um dos de grande relevância.

Vamos falar um pouco sobre eles:

Todas as faculdades usam a nota do Enem?

Nem todas as faculdades utilizam a nota. Porém devido à importância do Enem, atualmente são muitas as opções. Mais de 100 instituições de ensino superior públicas utilizam a nota do Enem como critério de seleção por meio do SISU.

Nas instituições particulares que se utilizam do Enem como forma de ingresso existem diferentes formas. Algumas substituem o próprio vestibular, outras são por meio dos programas como ProUni e FIES.

Desde 2014, mais de 40 instituições portuguesas aceitam o Enem como forma de ingresso dos brasileiros.

Realizar uma boa pesquisa sobre as instituições que se utilizam do Enem antes de se inscrever-se nos processos seletivos é essencial. Esse pode certamente ser um critério de escolha entre uma instituição ou outra.

O UniDomBosco utiliza a nota do Enem em seus processos seletivos. Para saber mais, acesse o nosso site. Para ver mais conteúdos sobre educação superior e mercado de trabalho, siga acompanhando o Blog e as redes sociais da Instituição.

última atualização em: 25 de novembro de 2021