A importância da Gestão de Pessoas

Instrumentos de trabalho são muito preciosos para as empresas, não é verdade? Colaboradores também são instrumentos de trabalho – os mais importantes, sem sombra de dúvida. As empresas que enxergam as pessoas como o ativo principal buscam realizar uma boa gestão de pessoas e, com isso, o crescimento e os resultados são consequências.

Embora a responsabilidade de gerir pessoas muitas vezes recaia sobre o departamento de Recursos Humanos, é preciso compreender que o papel é de todos aqueles que, de alguma forma, possuam cargos nos quais gerenciem pessoas.

Um gestor, gerente ou líder, seja ele sênior ou júnior, com uma equipe grande ou pequena, precisa compreender a importância de uma boa gestão de pessoas e trabalhar sempre em parceria com sua equipe e com a área de Recursos Humanos.

Essa integração, para muitos, pode ainda parecer difícil, porém os resultados mostrarão que, além de não ser “um bicho de sete cabeças”, vale a pena o empenho. E com o passar do tempo, essa boa gestão de pessoas se internaliza na empresa, fazendo parte dos valores da mesma.

Separamos algumas dicas que podem ajudar vocês, gestores, nesse processo de gestão de pessoas.

Aproxime a equipe da empresa

É muito mais fácil nos aproximarmos daquilo que conhecemos e que faça sentido para nós. Por isso é tão importante que os colaboradores conheçam bem a empresa. Saibam quais são seus valores, sua missão, suas aspirações. Dessa forma, além de compreender o que a empresa de fato faz e entrega, o colaborador percebe a importância do seu trabalho dentro dela.

Essa aproximação é essencial.

Valorize a boa comunicação

Manter a cultura de uma boa e eficiente comunicação é ideal. E ela só existe se, de fato, existirem canais e oportunidades para que ela ocorra.

É importante definir os canais de comunicação e os processos para usá-los da melhor forma. Não é porque atualmente existem diversas ferramentas de comunicação que se deva usar todas e de qualquer forma. Defina previamente os canais oficiais e transmita informações claras sobre o uso.

Além disso, é essencial criar um caminho e abertura para que os colaboradores sintam que podem contribuir, de que forma seja. Críticas, por exemplo, também são formas de contribuir. Claro que sendo realizadas, com esse objetivo.

Valorize a união

Equipes unidas compartilham ideias, são cúmplices e evitam aquele ambiente tenso de intrigas e competições desnecessárias. Portanto, é muito importante a gestão sempre promover a união para o crescimento dos membros, com atividades que aproximem os colaboradores, por mais diferentes que eles possam ser um do outro.

Desafie a equipe

Desafiar, de forma saudável, a equipe ajuda a manter os colaboradores sempre em busca de novos conhecimentos, saindo assim da zona de conforto e trazendo sempre novos resultados pessoais e profissionais.

Reconheça e recompense

Reconhecimento é uma das atitudes que mais movem uma equipe. Isso porque todos os colaboradores que estão fazendo seu trabalho da melhor forma gostam de saber que seu esforço está sendo reconhecido.

A recompensa é uma das formas de demonstrar reconhecimento e é muito válida, porém não deve ser a única.

Equipes que são motivadas somente por reconhecimento e recompensas, ao final não são as melhores equipes.

Saber dosar isso é o trabalho de um bom gestor de pessoas.

Conheça a equipe

Conheça cada membro da equipe e suas habilidades. Uma boa equipe é formada por colaboradores com habilidades diferentes, que se complementam. Conhecer bem as habilidades, e usá-las de forma estratégica, é essencial para que os bons resultados venham.

E os colaboradores percebem quando um gestor os conhece, trazendo com isso maior respeito e valorização do trabalho dele.

Poderíamos listar mais vários itens que são essenciais para uma boa gestão de pessoas, porém estes já trazem uma boa visão.

Se você quer atuar nessa área, ou já atua, a nossa dica final seria buscar, entre as várias opções de cursos de graduação e pós-graduação na área de Gestão, o curso que mais se encaixe ao seu perfil.

Acesse o site do UniDomBosco para conhecer todas as opções.

última atualização em: 2 de setembro de 2022