A importância da Gestão de Pessoas

Instrumentos de trabalho são muito preciosos para as empresas, não é verdade? Funcionários, ou melhor, colaboradores também são instrumentos de trabalho – os mais importantes, sem sombra de dúvida. Portanto, usar a Gestão de Pessoas como atalho de crescimento é um pensamento possível.

A Gestão de Pessoas é uma estratégia importantíssima para manter o recurso humano sempre motivado e competente. A tarefa não é a mais simples, mas o resultado vale cada esforço e investimento.

Embora a responsabilidade de gerir pessoas muitas vezes recaia sobre o departamento de Recursos Humanos, todos os que tomam a dianteira nas organizações precisam conhecer as ferramentas dessa estratégia. Gestores que promovem estratégias humanas em suas gerências modificam a forma dos membros da equipe encararem a empresa e contribuem com a valorização da cultura empresarial. Portanto, não é só um título bonito.

Sempre aproxime a equipe da empresa

Tem colaborador que não entende, mesmo depois de muito tempo na companhia, o que de fato, ela faz. Compreender o motivo da existência da empresa, as aspirações que ela possui, seus valores e visões, ajudam a promover um comportamento profissional e estratégico.

Falar e ouvir

Promover um diálogo pode ser complicado para um dia corrido de trabalho e muitas informações acabam sendo cortadas. Por isso, além de promover a cultura da comunicação, é importante pré-definir os canais que estarão presentes nessa missão –  e, convenhamos, há uma infinidade de tecnologias para facilitar todo o processo -, mas nunca esqueça do contato cara a cara.

União e crescimento

Equipes unidas compartilham ideias, são cúmplices e evitam aquele ambiente tenso de intrigas e competições desnecessárias. Portanto, é muito importante a gestão sempre promover a união para o crescimento dos membros, com atividades que aproximem os colaboradores, por mais diferentes que eles possam ser um do outro.

Desafie sua equipe

Desafiar de forma saudável a equipe mantém a chama do conhecimento sempre ativa, porque exige que ela não fique acomodada. Delegar atividades diferentes e promover novos projetos são formas de sempre manter o time aberto a novas experiências.

Reconheça e recompense

Para saber que seus esforços estão funcionando, não há nada mais satisfatório que um elogio, especialmente se for acompanhado de algo que simbolize esse reconhecimento. Elogiar e recompensar os colaboradores são ótimas estratégias de Gestão de Pessoas.

Não tenha dúvida que saber como tratar os membros da empresa é um forte diferencial.

Acesse o site UniDomBosco e conheça as opções de cursos de Gestão.