Muitos dos jovens que estão iniciando sua vida universitária querem saber quais as profissões mais bem pagas para optarem por qual carreira seguir.

Sabemos que a satisfação profissional não advém somente da remuneração, mas que esse é um dos fatores importantes.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com as 7 profissões mais bem pagas na área privada e outra das 7 da área pública.

As 7 profissões mais bem pagas na área privada

De acordo com as pesquisas, essa são as médias salariais de cada uma das profissões da lista.

As 7 profissões mais bem pagas na área privada

Importante pensar que esses valores não são de início de carreira e que, para a maior parte dos cargos da lista da área pública, é necessário prestar concurso público para exercer a profissão.

As carreiras mais em alta são as mais bem pagas?

De acordo com essa lista, as carreiras mais bem pagas, atualmente, não são as mais em alta.

As pesquisas mostram que as carreiras mais em alta nos dias de hoje têm relação com tecnologia e novos mercados. Elas também apontam que, daqui a alguns anos, muitas das principais profissões em alta no mercado ainda nem existem na atualidade.

Portanto, essa lista será certamente logo transformada por essa nova realidade.

Dentre as profissões mais em alta atualmente temos: gestor de mídias sociais, especialista em sucesso do cliente, cientista de dados, engenheiro de dados, especialista em inteligência artificial, desenvolvedor em JavaScript, investidor day trader, engenheiro de software, desenvolvedor de jogos, business controller, entre outras.

As profissões da área da saúde também estão em alta e a profissão de médico deve se manter, tanto na lista das mais bem pagas, quanto nas que estão em alta. Porém, nos últimos anos, outras profissões da área como biomédico, enfermeiro, nutricionista têm estado em destaque.

Como escolher que profissão seguir?

Como já dissemos, a remuneração é um fator importante, e que deve ser pesado na hora de escolher uma graduação e depois uma profissão, mas ela não deve ser o único fator avaliado.

Pesquisas no mundo todo mostram que os profissionais que gostam da área em que atuam têm mais sucesso do que aqueles que não gostam.

Sucesso é também algo subjetivo. Cada um mede o sucesso por uma régua e é preciso saber qual é a sua.

É importante avaliar todos os fatores que são relevantes para cada um, inclusive a remuneração, e fazer a melhor escolha. E entender, também, que mudanças sempre podem ser feitas durante a vida profissional, quando necessárias.

Gosta dos nossos conteúdos? Continue seguindo o Blog UniDomBosco.

última atualização em: 9 de dezembro de 2021