5 hábitos que atrapalham sua produtividade

Avatar

Sondando a internet em busca de dicas para melhorar a produtividade, é comum encontrar dicas como “seja organizado”, “acorde cedo”, “descanse a mente”, dentre outras sugestões. Contudo, esquecemos de olhar para as coisas que sugam nossas energias, fazendo com que nos tornemos improdutivos.

Diante disso, resolvemos elaborar uma lista com 5 hábitos que atrapalham sua produtividade que certamente irão transformar seu dia a dia – se você aplicar, é claro. Como a maioria dos itens provavelmente todos já têm consciência de que não contribuem em nada para um dia mais produtivo, aliamos algumas sugestões de como eliminar de vez esses chamados “ladrões da produtividade”.

Veja a lista de criamos:

  • Fazer tarefas diferentes ao mesmo tempo

Grande parte das pessoas, muitas vezes, se propõem realizar inúmeras tarefas distintas ao mesmo tempo, pois acreditam que isso irá agilizar o dia-a-dia. Mas, a verdade é que na maior parte das vezes as pessoas não conseguem resolver nenhuma das atividades proposta da melhor forma. Isso sem mencionar a possibilidade de erros.

A melhor maneira de obter  produtividade, é selecionar todas as tarefas semelhantes e resolvê-las seguidamente. Na sequência, selecione outras que fazem parte do mesmo perfil de demanda e assim por diante. Fazer isso, evita que sua concentração seja interrompida, permitindo maior agilidade e segurança na execução das atividades.

Como melhorar?

Faça uma planilha com todas as atividades pendentes para o dia; assimile aquelas que são idênticas ou seguem a mesma linha de raciocínio. Por exemplo, ligar para clientes e ligar para fornecedores  Otimizar a sua rotina, é o primeiro passo para ter um dia mais produtivo.

  • Reunião que podia ser um e-mail

Especialmente quem trabalha em empresas de grande porte, sabe a dificuldade que é fazer parte de inúmeras reuniões que nem sempre são necessárias. Aquelas que em vez de contribuírem com a empresa, acabam atrasando as demandas. O ideal é tentar entender se de fato aquela é uma reunião importante e caso seja, faça de tudo para que tenha eficiência e rapidez.

Não é produtivo ficar horas preso em uma sala, pensando que há milhares de outras coisas importantes a serem resolvidas. Diante disso, ao ser convidado para uma reunião ou solicitar que uma aconteça, elenque com antecedência os pontos que precisam ser abordados para estar preparado.

Como melhorar?

Avalie se sua participação na reunião é realmente importante (por isso a importância de saber os pontos que serão abordados). Caso não, tente cancelar sua presença ou então, se ofereça para participar de maneira remota. Isso fará com que você esteja na reunião, porém sem precisar se deslocar ou atrapalhar outros afazeres mais urgentes.

  • Redes sociais e apps de comunicação

Ficar a todo momento verificando o whatsapp ou outras redes sociais, interrompe a concentração e faz com que outras atividades fiquem atrasadas. As redes sociais não profissionais (Facebook, Twitter, Instagram, etc), caso não estejam relacionadas ao trabalho, podem inclusive acarretar demissão por justa causa, já que o ato pode estar relacionado a preguiça e procrastinação, de acordo com o artigo 482 da CLT.

No caso do e-mail ou apps de comunicação, mesmo que esteja relacionado na maioria dos casos a acessos profissionais, o vício em ficar verificando a cada poucos minutos em busca de novas mensagens, interrompe a concentração no que se fazia. Com isso, evitar esse hábito de ficar checando constantemente ajuda muito.

Como melhorar?

O indicado é que as redes sociais, e-mail  e apps fiquem com as abas fechadas em seu navegador e que sejam marcadas horas específicas para a verificação. Mesmo que as notificações sejam uma opção para trazer mais agilidade, elas na maioria das vezes cortam a atenção. Então, definir períodos para consultar é a melhor decisão.

  • Conversas paralelas

Conversar com os colegas é sempre prazeroso, porque cultiva o bom clima organizacional e ainda serve como um momento de descontração. Contudo, o exagero nessa conduta, com certeza atrasa as entregas. 

Tente deixar os assuntos mais longos para a hora do almoço ou para o happy hour após o expediente. Evite se envolver em assuntos que vão demandar muito de seu tempo e que não estão relacionados ao trabalho. Não é preciso ser mal educado ou grosseiro com os demais colegas que estão tentando puxar conversa; apenas mantenha seu foco.

Como melhorar?

Uma boa sugestão para evitar se distrair com conversas é escolher uma ótima playlist para escutar nos seus fones de ouvido. Apenas tome cuidado com o volume para não prejudicar a audição ou atrapalhar a atenção no trabalho.

mulher-fazendo-ginastica
  • Cuide da sua saúde

Cansaço, indisposição, desânimo, dores e uma série de outros fatores, prejudicam e muito a produtividade. O principal caminho para melhorar essas questões é ter uma vida saudável. Uma boa noite de sono, por exemplo, ajuda bastante a enfrentar um dia angustiante e cansativo no trabalho. Não desconsidere que a produtividade também está aliada a como está seu organismo.

Como melhorar?

Acordar cedo, praticar esportes (preferencialmente logo no início do dia), respeitar as três refeições com alimentos saudáveis e evitar negligenciar as noites de sono, são coisas simples, mas que vão transformar a sua produtividade.

E aí, qual dessas dicas você acha a mais difícil de colocar em prática? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog UniDomBosco.