5 dicas de como se destacar no mercado de trabalho

Avatar

Como se destacar no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo é, sem dúvida, uma das maiores questões dos profissionais atuais.

De acordo com pesquisas, o número de profissionais com diploma de Ensino Superior cresce a cada ano. Isso faz com que cresça a oferta de mão de obra qualificada e as habilidades buscadas pelos contratantes passem a ser diferenciadas.

O mercado de trabalho atual está passando por uma série de transformações significativas, impulsionadas pelos avanços tecnológicos, pelas mudanças nas preferências dos trabalhadores, pelas consequências econômicas da pandemia global de COVID-19, entre outros fatores. Diante disso, algumas tendências e características estão moldando o mercado profissional contemporâneo:

Mercado de trabalho atual

Veja alguma das principais tendências e características desse mercado contemporâneo:

  • Trabalho Remoto e Flexibilidade

A pandemia acelerou o processo de adoção em larga escala do trabalho remoto. Diante disso, muitas organizações perceberam que é possível manter a produtividade mesmo com equipes remotas, e essa tendência continuou mesmo após a flexibilização das restrições. Nesse cenário, a busca por flexibilidade no local de trabalho se tornou uma prioridade para muitos profissionais.

  • Habilidades Digitais em Alta Demanda

Com a crescente digitalização de processos e automação de tarefas, as habilidades digitais tornaram-se indispensáveis no mercado de trabalho. Os profissionais que possuem conhecimentos em inteligência artificial, análise de dados, programação e outras competências tecnológicas estão em alta demanda.

  • Aumento do Enfoque na Saúde Mental

A conscientização sobre a importância da saúde mental também no ambiente de trabalho está cada vez mais em evidência. Nesse contexto, as empresas vêm  implementando políticas que visam apoiar o bem-estar emocional dos colaboradores, reconhecendo que colaboradores saudáveis mentalmente são mais produtivos e engajados.

  • Ênfase na Diversidade e Inclusão

A busca pela diversidade e inclusão no ambiente de trabalho também tem crescido a cada ano. As empresas estão buscando ativamente criar ambientes mais representativos e inclusivos, reconhecendo os benefícios de equipes diversas em termos de inovação e resolução de problemas.

  • Aprendizado Contínuo e Desenvolvimento Profissional

As rápidas mudanças tecnológicas exigem que os profissionais se mantenham sempre em aprendizado. A busca por oportunidades de desenvolvimento profissional e educação continuada tem se tornado uma prática comum dos profissionais.

A economia gig continua em crescimento, com cada vez mais profissionais buscando oportunidades de trabalho freelance e em regime de contratos. Isso proporciona flexibilidade, porém também apresenta desafios relacionados à segurança financeira e benefícios tradicionais, o que para muitos ainda é essencial.

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Diante de uma nova sociedade que tem pensado mais sobre práticas sustentáveis e responsabilidade social, as empresas têm precisado estar atentas a isso. Os consumidores e os próprios colaboradores valorizam as organizações que demonstram um compromisso genuíno com as questões ambientais e sociais.

  • Transformação Digital em Diversos Setores

Os setores tradicionais estão vivenciando as transformações digitais e diante disso, para se manterem competitivos, precisam fazer parte dessas mudanças. Isso inclui desde a adoção de novas tecnologias até a requalificação de trabalhadores para lidar com as demandas digitais, entre outras coisas.

O que tem se visto é que diante dessas mudanças, os profissionais que se adaptam, investem em habilidades relevantes e demonstram resiliência possuem maiores chances de se destacarem no mercado de trabalho atual. A capacidade de aprender continuamente, se comunicar eficazmente e colaborar em ambientes virtuais são competências cada vez mais cruciais para o sucesso profissional.

E é nesse cenário que o profissional atual está e por isso se tornou mais do que essencial o saber como se destacar nesse mercado.

profisisonais-em-uma-reuniao

Veja essas 5 dicas e comece a pensar sobre isso hoje mesmo

•        Invista em formação

Buscar formações além da graduação é mais do que essencial. Investir em cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação é um caminho obrigatório. 

Tanto para se aprofundar e se especializar na sua área de formação ou em outra área de interesse.

Muitas são as opções desse tipo de formação e entender quais são as que mais se adequam às necessidades do cargo ocupado, ou do que pretende ocupar, é a estratégia.

•        Saia da zona de conforto

Se na vida pessoal a zona de conforto é um local onde não se deve estar, imagine na vida profissional.

Não tenha medo de arriscar em buscar formações e vagas diferentes do que está habituado. Se interesse por outras áreas e projetos dentro da sua empresa, converse com novas pessoas, enfim diversifique conhecimentos e se habitue a sair dessa zona.

•        Desenvolva novas competências

O desenvolvimento de novas competências é essencial para quem busca se destacar no mercado de trabalho.

Os estudos mostram que pessoas que têm melhor inteligência emocional, por exemplo, se destacam.

Investir nisso e em melhora de comunicação oral e escrita, gestão de tempo e produtividade fazem muita diferença na postura profissional e pessoal.

•        Tenha visão empreendedora

Aqueles que têm visão empreendedora demonstram maior capacidade de liderança, ambição e entusiasmo.

Essas características são importantes em qualquer profissional, independente da posição que ocupam.

•        Faça um bom marketing pessoal

Nunca foi tão importante saber fazer marketing pessoal e também nunca foi tão fácil.

As redes sociais, hoje em dia, permitem que os profissionais aumentem sua rede de relações e possam mostrar suas habilidades, e não só as profissionais.

Se destacar no mercado de trabalho é mais do que uma simples atitude

Observando o que foi citado, fica claro que para se destacar no mercado de trabalho, atualmente, é preciso muito mais do que somente adquirir conhecimento técnico.

É necessário entender a importância de ser um profissional com diferentes habilidades e características. E mais do que isso, de administrar de forma estratégica esses diferenciais.

O profissional atual é um profissional que se destaca por entender o cenário, aprender com ele e demonstrar suas habilidades. 

Quer saber dicas de como se manter atualizado? Leia esse artigo no nosso Blog.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.